Carregando...

DIRETO E RETO

Saiba por que a Globo não usou vinheta do plantão para anunciar morte do papa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O papa Francisco em reportagem do Bom Dia Brasil; Globo já estava com telejornal no ar

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2025 - 9h20

Os telespectadores que estavam acordados na madrugada desta segunda (21) não foram surpreendidos pela vinheta do plantão da Globo. Afinal, a emissora já estava com um telejornal no ar --mais especificamente o Hora Um-- quando o Vaticano confirmou a morte do papa Francisco (1936-2025). O anúncio foi feito pelo apresentador Marcelo Pereira.

O jornalista, porém, precisou interromper a previsão do tempo para dar a informação. “Com licença, [Tiago] Scheuer. Uma notícia acabou de chegar aqui para nós, muito triste, está até no G1: morreu o papa Francisco, de hábitos simples, que lutou para mudar a igreja [católica]", disse.

“Foi o primeiro pontífice latino-americano e deixou um legado de tolerância e diálogo, promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres”, acrescentou.

“Agora pouco, mostramos que o papa Francisco apareceu na Praça de São Pedro [no Vaticano] durante o domingo de Páscoa, mesmo debilitado, para abençoar os fieis", prosseguiu Pereira.

A Globo acabou mudando a sua programação às pressas para dar continuidade à cobertura, com a âncora Ana Paula Araújo dando início mais cedo ao Bom Dia Brasil. Os telejornais locais tiveram apenas meia hora, mas também focados na repercussão da morte de Francisco em suas cidades.

Veja o vídeo

Por que não teve plantão?

Nos últimos anos, a Globo passou a ser mais criteriosa com a vinheta que até hoje é considerada um “mau presságio" por boa parte dos telespectadores. Ela interrompe apenas programas gravados ou em horários destinados à programação local, em que o corte brusco é inevitável.

Um dos exemplos recentes foi o anúncio de que Donald Trump havia sido eleito presidente dos Estados Unidos em 6 de novembro. Ana Paula Araújo entrou ao vivo por volta das 19h30, justamente quando a emissora exibia telejornais locais. Era impossível coordenar a ação para que todos os apresentadores passassem o bastão para os estúdios no Rio de Janeiro.

Já o plano para assassinar não só Lula, mas também o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi revelado justamente no horário de um telejornal que é transmitido para todo o Brasil.

Ou seja, não havia a necessidade de uma vinheta para passar a programação para o Departamento de Jornalismo, uma vez que o próprio estava no ar.

O mesmo aconteceu com a morte de Silvio Santos (1930-2024), em que a apresentadora Rita Batista fez a transição para que Zileide Silva seguisse com a cobertura nos estúdios do Jornal Hoje. Não houve a exibição da vinheta.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Papa Francisco

Plantão

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também