INTENSO
REPRODUÇÃO/FOX
A plataforma do Chef de Alto Nível promete causar muitos problemas para os participantes
A Globo vai apostar alto na culinária com o reality Chef de Alto Nível, uma competição que combina ingredientes sofisticados com uma pitada generosa de caos. A atração é baseada no formato internacional Next Level Chef, criado por Gordon Ramsay, e promete trazer uma dinâmica bem mais intensa do que a conhecida do MasterChef. Ana Maria Braga assume a apresentação, em um raro projeto no horário nobre e fora do Mais Você.
No centro da competição estão 24 participantes, divididos em três categorias: chefs profissionais, cozinheiros famosos na internet e amadores. Eles serão avaliados por um trio de jurados conhecidos no meio: Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
Além de julgarem os pratos, os chefs também atuam como mentores de seus times --o que os torna emocionalmente envolvidos com o destino dos competidores.
O diferencial do formato está no sistema de disputa por equipes. A cada episódio, os times batalham individualmente, e o melhor prato consegue imunidade para o grupo todo. Já os jurados dos outros times precisam escolher, entre os próprios pupilos, quem deve ir para a eliminação. A tensão aumenta por conta dessa responsabilidade dividida --e das estratégias que envolvem a escolha dos representantes.
Mas é a estrutura do estúdio que mais chama a atenção. A cozinha é dividida em três andares, e os ingredientes são liberados por um elevador. Os competidores do topo têm acesso privilegiado aos itens, enquanto os do porão precisam se virar com as sobras. Essa dinâmica de "quem chega primeiro, escolhe melhor" transforma cada rodada em uma corrida contra o tempo.
Cada nível também traz condições diferentes de trabalho. No andar mais alto, há uma cozinha de ponta. O piso intermediário simula uma estrutura industrial. Já o subsolo é propositalmente precário, com poucos utensílios e equipamentos --um desafio e tanto para quem precisa provar sua versatilidade mesmo sem recursos ideais.
Na versão brasileira, a Globo adaptou o formato ao criar o papel de apresentadora para Ana Maria Braga. No original, que está disponível na Max, os jurados também conduzem o programa, sem uma figura na apresentação. Essa mudança pode dar um tom mais próximo do público nacional, aproveitando o carisma e a familiaridade da veterana com o público da TV aberta.
Com tensão constante, disputas estratégicas e cenários caóticos, Chef de Alto Nível chega com a missão de oferecer uma experiência mais intensa do que os realities gastronômicos tradicionais. A adrenalina é o tempero principal --e a Globo aposta que ele será suficiente para fisgar o público em busca de uma competição tão saborosa quanto imprevisível.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
AUDIÊNCIAS DE 26/5/2025
Bacci x Passaia: Saiba quem levou a melhor no 1º dia da nova guerra no Ibope