Carregando...

HOMENAGEM

'Miserando atque eligendo': O que significa lema do papa Francisco que fechou o JN?

Fotos: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Frase que se tornou lema do papa Francisco foi exibida no encerramento do Jornal Nacional

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2025 - 21h59

Quem assistiu ao Jornal Nacional desta segunda (21) se deparou com uma edição quase que inteiramente dedicada ao papa Francisco (1936-2025), morto nesta manhã por causa de um acidente vascular cerebral e complicações cardíacas. O encerramento do noticiário, porém, exibiu uma frase em latim que se tornou o lema do pontífice: "Miserando atque eligendo". O que ela significa?

A mensagem escolhida pelo religioso argentino pode ser traduzida livremente como "Olhou-o com misericórdia e o escolheu". A Globo optou por algo similar, "Vendo-o com compaixão e escolhendo-o", nos momentos finais da edição.

A emissora também decidiu cortar a música de encerramento e deixar a Redação no escuro em homenagem ao líder da Igreja Católica. A opção pelo silêncio no lugar da trilha final já tinha sido feita no Jornal Hoje e até no SP2.

Tradução do lema em latim foi exibida no Jornal Nacional

Frase tirada de homilias de São Beda

O lema escolhido por Francisco adorna o seu brasão, que tem mitra colocada entre as chaves cruzadas de ouro e prata e ligadas por um cordão vermelho. O símbolo também mostra o emblema da ordem de proveniência do papa, a Companhia de Jesus: um sol carregado com as letras em vermelho IHS, um monograma de Cristo, com direito a três pregos pretos.

A frase "miserando atque eligendo" pode ser lida no livro das homilias de São Beda, o Venerável, em texto que faz referência ao encontro de Jesus com São Mateus. "Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi 'Sequere me'" --em tradução livre, "Viu Jesus um publicano e dado que olhou-o com misericórdia e o escolheu, disse-lhe: 'Segue-me'".

Como será a escolha do novo papa?

A morte de Francisco foi confirmada na manhã desta segunda pelos canais oficiais do Vaticano. "O bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados."

Horas depois, a Igreja Católica confirmou a causa da morte: um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. O pontífice sofria de problemas de saúde e chegou a ficar 40 dias internado com um quadro de bronquite.

Agora, o Vaticano começa os procedimentos para a escolha de um novo líder. O primeiro rito é o velório de Francisco. Seu corpo ficará exposto na Basílica de São Pedro durante três dias para que os fiéis possam prestar suas homenagens. A data do funeral será definida pelo Colégio dos Cardeais.

Um homem que sempre prezou por um estilo de vida mais simples, o argentino pediu que seus rituais fúnebres também fossem simplificados. Ele recusou, por exemplo, o uso do catafalco, uma plataforma onde os corpos dos papas anteriores ficavam expostos para os fiéis.

Após o funeral, a Igreja Católica entra em um luto de nove dias, período no qual são celebradas missas em homenagem ao pontífice. Depois, tem início na Capela Sistina o conclave, no qual os cardeais votam até a escolha do novo papa. O voto é secreto e ocorre em várias etapas, até que um dos candidatos seja eleito pela maioria dos votantes.

Quando um nome foi escolhido, a tradicional fumaça branca sobe da chaminé da capela, sinalizando que os católicos agora têm um novo líder.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Jornal Nacional

Papa Francisco

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também