APÓS TRÊS TEMPORADAS
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Rosamund Pike em A Roda do Tempo; série foi cancelada pelo Prime Video nesta sexta-feira (23)
O Prime Video decidiu não renovar A Roda do Tempo para uma quarta temporada, encerrando de maneira precoce uma de suas produções mais ambiciosas no gênero da fantasia nesta sexta-feira (23). A decisão foi tomada após longas deliberações e ocorre mais de um mês depois da exibição do último episódio do terceiro ano.
Apesar de ser bem avaliada pela crítica e pelos próprios executivos do streaming, a série não conseguiu manter um desempenho comercial compatível com seus altos custos de produção para continuar no catálogo da Amazon, que também conta com O Senhor dos Anéis.
Assim como outros títulos afetados pelo atual momento financeiro da indústria, A Roda do Tempo no catálogo da plataforma caiu diante da matemática imposta pelo orçamento.
Baseada na série de livros de Robert Jordan (1949-2007) e Brandon Sanderson, A Roda do Tempo foi uma das maiores apostas da plataforma no gênero da fantasia. Coproduzida pela Sony Pictures TV e pelo Amazon MGM Studios, a série foi um marco para o Prime Video ao inaugurar o gênero no catálogo, abrindo caminho para Os Anéis de Poder.
Na trama, Moiraine (Rosamund Pike) é integrante de uma organização extremamente poderosa de mulheres praticantes de magia conhecida como Aes Sedai. Ela tem a importante missão de viajar junto com cinco jovens do vilarejo de Dois Rios em uma jornada perigosa e emocionante. A organização acredita que um dos cinco é a reencarnação de um dragão milenar que tem como objetivo salvar o mundo ou destruí-lo.
Estrelada por Rosamund Pike, a produção estreou em 2021 com números impressionantes. Naquele ano, foi a série mais assistida da plataforma e entrou para o Top 5 de maiores estreias da história do Prime Video. Apesar de manter um desempenho sólido, a audiência caiu na terceira temporada.
O novo ano saiu do Top 10 de séries originais da Nielsen após três semanas. Nas temporadas anteriores, a produção havia conseguido se manter no ranking durante toda a exibição. A série voltou à lista apenas na semana seguinte ao fim da temporada, ocupando a décima posição. Os dados se referem apenas aos Estados Unidos, mas a decisão de cancelamento levou em conta o desempenho global, de acordo com a Deadline.
Mesmo fora do radar norte-americano, a série teve bom alcance internacional. A nova temporada liderou o ranking de audiência do Prime Video em diversos países. Ainda assim, o desempenho não foi suficiente para compensar os altos custos da produção. Segundo fontes, o serviço chegou a discutir alternativas com a Sony TV, mas nenhuma solução viável foi encontrada.
Ciente da possibilidade de encerramento, a equipe criativa construiu o fim da terceira temporada com um certo senso de conclusão. Ainda assim, a notícia é um baque para os fãs, que consideravam a terceira temporada a melhor até agora. A crítica também reconheceu a evolução da série: a nova fase atingiu 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, superando os 86% da segunda e os 81% da primeira.
Mesmo cancelada, A Roda do Tempo continuará na disputa por prêmios. Prime Video e Sony TV seguirão promovendo a campanha da série nas principais categorias do Emmy 2025.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas