Carregando...

JOAN

Atriz se inspira na mãe para viver mulher de bandido em série com ex-Game of Thrones

Divulgação/Universal+

Laura Aikman em cena da série Joan; atriz viajou aos anos 1980 para interpretar Val

Compartilhe
  │ 

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/12/2024 - 20h31

Nascida em dezembro de 1985, a britânica Laura Aikman não tinha muitas lembranças dos anos 1980 para construir o papel de mulher de bandido na série Joan, que estreia nesta sexta-feira (6) na plataforma Universal+. Por isso, buscou inspiração em alguém que viveu intensamente a década: a própria mãe, a também atriz Jean Heard.

"Eu busquei muito da minha mãe. Quando ela e meu pai iam sair para jantar, a casa toda ficava tomada pelo perfume dela. E, se ela me desse um beijo com o batom velho, a marca dos lábios não saía da bochecha nem no dia seguinte (risos). Foram em coisas assim que eu me inspirei, naquele tipo de mulher para quem a aparência é o mais importante, meio que o seu cartão de visitas", define Laura em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

Em Joan, a atriz Sophie Turner (a Sansa de Game of Thrones) interpreta a personagem-título, Joan Hannington, que existiu de verdade e se tornou uma das ladras de joias mais notórias da história do Reino Unido. Os métodos nada convencionais da "Madrinha" incluíam até engolir as pedras preciosas, além dos tradicionais disfarces e identidades falsas. 

Já Laura vive Val, casada com o criminoso Albie (Gershwyn Eustache Jr.) e que sempre foi reduzida a um enfeite nos braços do marido. Com a chegada da protagonista, ela percebe que poderia ser muito mais do que tem sido.

"É uma dinâmica muito interessante, porque a Val acha que a vida dela é boa. Tudo bem, ela é infeliz e vive de fachada, mas tem muito dinheiro e itens de luxo. E aí a Joan aparece e joga uma granada em tudo. Ela fica: 'Quem é essa mulher que diz o que pensa e os homens escutam? Como assim? Eu passei os últimos dez anos só buscando as cervejas para eles, que diabos?'", aponta.

Laura adianta, no entanto, que a relação de Val com Joan não é das melhores. "É um sentimento misto. Acho que é frustrante ver outra pessoa conseguir as coisas que você sempre quis... Val não fica tão feliz assim quando Joan chega e se impõe entre os homens com facilidade, depois de ela precisar aturar tanta merda. Mas, ao mesmo tempo, Joan abre os olhos de Val, mostra que ela pode ser e ter mais", explica a atriz, que torce por uma segunda temporada para poder explorar mais os conflitos e os laços entre as duas.

Questionada se consegue defender as atitudes da personagem, a atriz não titubeia. "Para interpretar alguém, você precisa entender por que essa pessoa é do jeito que é e conseguir explicar por que elas fazem as coisas que fazem. Claro que, como ator, você vive todo tipo de personagem, e alguns são mais difíceis de justificar do que outros (risos). Mas você sempre tenta!"

Música para entrar no clima

Além da maquiagem exagerada, do cabelo armado e dos figurinos bufantes, a atriz buscou na música uma maneira de se transportar para o universo da série. "Eu sempre crio uma playlist para cada personagem, então em Joan foi uma tarefa bem gostosa, porque as canções dos anos 1980 são incríveis. Coloquei muita música romântica, porque acho que Val quer ser amada."

"Uma faixa que ouvi bastante foi Here You Come Again, da Dolly Parton, que é sobre um cara que vive partindo o coração dela, porque acho que essa é a dinâmica do relacionamento de Val e Albie. Ele sempre a decepciona, mas ela sempre deixa ele voltar para casa", explica.

Os seis episódios da primeira temporada de Joan estão disponíveis no Universal+. Confira o trailer da série:

{ "https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/clk?id=6852613091&iu=/8804/parceiros/noticias_da_tv":"uploads/conteudo_marca/banner_soul-tv-dezembro_rodape-tv-3-0_nov_10-12_v2.gif" }

TUDO SOBRE

Sophie Turner

Universal+

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também