CONTAGEM REGRESSIVA
REPRODUÇÃO/ TV GLOBO
Camila Pitanga faz participação especial como Ellen na nova novela das sete, Dona de Mim
No próximo dia 26, Volta por Cima sai de cena, deixando a faixa das 19h para Dona de Mim. À primeira vista, as duas novelas parecem seguir a mesma fórmula: são ambientadas no subúrbio carioca, encabeçadas por mulheres batalhadoras que estão em busca de um lugar ao sol e do amor verdadeiro. Personagens populares recheiam as histórias, mas nem tudo o que parece, é.
Já na estreia, em 28 de abril, o público verá a vida do protagonista Abel (Tony Ramos) virar do avesso com um acontecimento que não fez parte do enredo da trama atual do horário.
Em Dona de Mim, o leque é bem mais amplo e abraça a diversidade em uma camada que não estava presente na história anterior, com dois personagens PcDs (pessoas com deficiência).
Não é mais do mesmo: há discussões sobre a maternidade solo, a perda gestacional e a não maternidade, além de transtornos de humor, padrões de beleza e segurança pública --com direito a mocinho que vira policial militar.
Se Jão (Fabrício Boliveira) e Madalena (Jéssica Ellen) tiveram Cacá (Pri Helena) como principal pedra no sapato, o par romântico da nova mocinha das sete, Leona (Clara Moneke), está incerto. Ela tem um amor do passado, Marlon (Humberto Morais), mas vai se envolver com Davi (Rafael Vitti) e despertar um amor profundo em Samuel (Juan Paiva).
Rosane Svartman, autora de Dona de Mim, gosta de formar casais para deixar o público em dúvida sobre por quem torcer. Ela também traz a literatura como viés do sonho abandonado por Abel, que queria ser poeta, mas virou empresário.
Ela fez isso lindamente em Bom Sucesso (2019), novela em que abordou também a doença terminal, e repetiu a fórmula já mais para o final de Vai na Fé (2023). Só que agora é uma mulher com câncer quem provoca a reviravolta gigantesca na vida de Abel logo no primeiro capítulo.
Ele abraça uma bebê por causa do drama de Ellen (Camila Pitanga), ex-funcionária com quem tem uma dívida de gratidão. O segredo dele --criar Sofia (Elis Cabral) como filha legítima-- vai se tornar seu calcanhar de Aquiles, e não demorará a ser desvendado pelos malvados da saga: Jaques (Marcello Novaes), Ricardo (Marcos Pasquim), Tânia (Aline Borges) e Vanderson (Armando Babaioff).
A paternidade de Sofia será um prato cheio para os vilões arrancarem dinheiro e buscarem diferentes maneiras de derrubar Abel. Com isso, até seu casamento estremecerá, pois ele terá mentido para a esposa, Filipa (Cláudia Abreu), transformando a vida a dois em um grande desafio por conta da filha caçula "descoberta" na hora do casamento.
Volta por Cima se despedirá mostrando que a autora Claudia Souto conseguiu apresentar uma trama coerente, verossímil e com conflitos interessantes. Acima de tudo, está a família principal: complexa, cheia de problemas e desentendimentos, mas que se põe em primeiro lugar --e ainda assim é extremamente cativante.
Ao longo de pouco mais de 170 capítulos, os protagonistas deram várias voltas por cima. Não faltaram humor nem desencontros nas histórias dos casais para estender a jornada, que terminará com 180 episódios.
Já Rosane e o novo elenco das sete terão uma missão ainda maior. Ao todo, Dona de Mim terá 221 capítulos.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 28/4 a 3/5
Segunda, 28/4 (Capítulo 1)
O jardim da casa de Abel está preparado para o casamento. Ellen interrompe o casamento e implora que Abel cuide de sua filha, Sofia. Passam-se sete anos. Sofia diverte-se pregando peças e dando sustos nas aspirantes ... Continue lendo
Mais lidas