Carregando...

RICARDO TEODORO

Golpista em Vale Tudo, ator encarou 'Olavo da vida real' no início da carreira

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ricardo Teodoro interpreta o fotógrafo Olavo, comparsa de César (Cauã Reymond), em Vale Tudo

Compartilhe
  │ 

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2025 - 11h00

Logo nos primeiros capítulos do remake de Vale Tudo, o ator Ricardo Teodoro chamou a atenção do público na pele de Olavo, o fotógrafo amigo de César (Cauã Reymond) que ajuda o modelo em seus trambiques. O golpista é um personagem que o intérprete conhece bem: quando se mudou para o Rio de Janeiro, ainda no início da carreira, ele caiu na lábia de um "Olavo da vida real".

"Quando você não tem ninguém para lhe receber, você vai entender a cidade a duras penas... Você fica um pouco perdido, ou muito perdido, tentando entender o que fazer nessas cidades para acontecer. E, por você estar perdido, vão aparecer muitas pessoas, às vezes legais e com interesse genuíno, mas também vão ter aproveitadores", aponta Teodoro ao Notícias da TV.

"Eu precisava fazer um videobook, e me indicaram um cara que fazia muito barato, que era o que eu podia pagar no momento. Eu lembro que, quando cheguei lá no endereço, o cara levantou a cama dele para fazer o estúdio, esticou um lençol verde com prendedor de roupa... O material ficou horrível, e era um dinheiro que ia fazer muita falta na época", lamenta o ator, que contemporiza: "Mas você vai aprendendo, as cidades vão te testando".

Apesar da experiência ruim com o aproveitador, Ricardo defende Olavo e afirma que não encara seu personagem como um vilão. "Ele não é isso tudo! São pessoas que vivem em cidades grandes, como São Paulo e Rio, e que vão fazendo coisas para se manter vivas, são oportunistas da vida. Não encaro como uma vilania, porque isso dá a entender que eles só têm a maldade em si. Pelo menos no caso do Olavo, ele tem tantas outras possibilidades", aponta.

"Eu tenho que humanizar o personagem, acho que o ator precisa tentar entender por que ele faz isso. O que leva uma pessoa a fazer esse tipo de coisa?", provoca Teodoro. "Mas ele está numa cidade como o Rio, pagando as contas, tentando sobreviver. O nível de ética, a princípio, é relativo. E esse também é o tema principal da novela: até onde você iria para se dar bem?"

A participação de Olavo no remake de Vale Tudo é uma das atualizações promovidas pela autora Manuela Dias em relação à novela de 1988. Na trama original, o personagem (então vivido por Paulo Reis) só entrava na história mais tarde, quase na metade do folhetim. Por isso, Ricardo Teodoro preferiu não assistir à performance do seu antecessor.

"Eu vi o começo da novela de 1988, os dez primeiros capítulos, para entender o ritmo e a história. Mas o Olavo do Paulo Reis chegava no capítulo 60, com a trama muito bem resolvida, no sentido de os personagens já estarem bem postos. Deu tão certo que deveria ser uma participação, mas ele permaneceu até o fim", lembra o ator na conversa com a reportagem.

"Comigo é diferente, a minha primeira aparição já é no capítulo 5. Tem uma possibilidade maior de mostrar outras camadas, o quanto ele gosta de trabalhar, de fotografar. E vai entrando cada vez mais nesse mundo dos trambiques com o César e a Maria de Fátima [Bella Campos]. Tive a possibilidade de fazer a construção nesse lugar. E o público acompanha comigo o Olavo ficando cada vez mais cretino (risos)", adianta.

Reconhecido no hortifruti

Olavo é o primeiro grande papel de Teodoro nas novelas, depois de ele fazer participações pequenas em outras histórias --o ator foi um dos jagunços que arrancaram a pele de José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase de Renascer (2022), por exemplo. Com Vale Tudo ainda no começo, a experiência de ser reconhecido nas ruas é uma surpresa todas as vezes, segundo ele.

"Está sendo um barato. Toda vez que o Olavo aparece, vem muita gente na rede social, é instantâneo. Outro dia, passei no hortifruti que eu sempre vou, e a atendente virou para mim e falou: 'Desculpa, você estava na novela ontem?'. E ela sempre me vê lá", lembra, aos risos. "Eu ainda fico um pouco sem jeito. É muito novo para mim, mas vou aprendendo. Como trabalho muito com o Cauã, que vive isso há muitos anos, fico observando para ver como ele lida."

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Manuela Dias

Novelas

Ricardo Teodoro

Vale Tudo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 21/4 a 3/5

Segunda, 21/4 (Capítulo 19)
Raquel tem uma dura conversa com Maria de Fátima. Tiago dispensa Vera ao descobrir que o pai a pagou para ficar com ele. Maria de Fátima pede desculpas a Rubinho. Ivan lamenta por não ter tido ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também