ATÉ O FIM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Isadora Ribeiro na abertura de Tieta (1989); cenas foram modificadas para esconder nudez
Apesar das críticas nas redes sociais, a Globo vai manter a abertura modificada de Tieta (1989) até o final da reprise da novela no Vale a Pena Ver de Novo. Na nova versão, boa parte das cenas foram cortadas, e os nomes dos atores precisaram ser condensados em uma única tela. Com isso, os créditos para o ator Cassio Gabus Mendes acabaram sendo deixados de fora. O erro foi corrigido já na terça (17), e o nome dele figurou na lista do elenco.
A nova abertura tem dezesseis segundos de duração e pouquíssimas imagens de Isadora Ribeiro. São basicamente três cenas: uma para anunciar os autores e o romance no qual a novela foi inspirada; uma para creditar todo o elenco; e uma última, com o nome dos diretores. A decisão de mantê-la foi noticiada pela coluna Play, do jornal O Globo.
O público vem expressando sua revolta com a edição desde segunda (16), quando a abertura adaptada começou a ser exibida.
"No mínimo, mas bem no mínimo mesmo, é falta de respeito com o elenco, com a Isadora Ribeiro, com o trabalho do Hans Donner e, obviamente, com o telespectador. Se a abertura de Mulheres de Areia [1995] foi reeditada e exibida, por que não fazer igual com a de Tieta?", discursou Anderson Lsp. "Que maneira ridícula de colocar os créditos", reclamou Renan.
Para além da curta duração, a "abertura" só vem sendo exibida no final da novela. E ela só passou a ir ao ar depois de duas semanas da estreia da novela. Num primeiro momento, a trama compartilhava a faixa com Alma Gêmea (2005) --o que justificaria a ausência dos créditos, dado o tempo corrido. Mas, na semana passada, ela continuou a ir ao ar sem abertura.
O fato foi alvo de uma reclamação do Sindicato de Atores e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ). "Estão burlando a respeitabilidade do ator. A única coisa que o ator tem é o nome", declarou Hugo Gross, presidente do Sindicato, em entrevista ao portal Na Telinha.
Ele defendeu que, embora a Convenção Coletiva de Trabalho não obrigue a exibição dos créditos, a Lei do Direito Autoral (nº 9.610/1998) exige o reconhecimento de todos os envolvidos na obra. Também afirmou que entraria com medidas para resolver a situação. Logo depois, a Globo exibiu a abertura modificada.
Tieta já havia sido reexibida em 1994, mas ganhou uma versão de abertura bem mais puritana. Os nomes dos atores apareciam no centro da tela, cobrindo parcialmente a nudez da modelo --na versão original, os créditos ficam nos cantos.
Baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. Paulo Ubiratan assumiu a direção-geral.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Tieta: Capítulos da novela da Globo - 18 a 20/12
Quarta-feira, 18/12 (Capítulo 13)
Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Tieta não entende como Tonha deixou a situação com Zé chegar no ponto que chegou. Aída esbarra em Carol na rua, para desespero de ... Continue lendo
Mais lidas