INÍCIO DE COMEMORAÇÃO
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Betty Faria é protagonista de Tieta (1989); novela volta em dezembro no Vale a Pena Ver de Novo
Novela repleta de tramas consideradas controversas, Tieta (1989) foi escolhida como a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo para dar o pontapé nas comemorações dos 60 anos da Globo. O folhetim substituirá Alma Gêmea na programação a partir de 2 de dezembro.
Gabriel Jacome, diretor de gestão de conteúdo da Globo, falou sobre a decisão de reexibir a novela protagonizada por Betty Faria. "A escolha de Tieta abre as comemorações dos 60 anos da emissora. É uma das novelas mais vistas e comentadas da história do canal", valorizou em declaração à coluna Play, do jornal O Globo.
"Traz com muito humor e personagens icônicos uma importante reflexão sobre o país, os hábitos e a cultura brasileira de 35 anos atrás. Uma trama atemporal que Aguinaldo Silva criou brilhantemente", complementou.
O diretor acredita que a reprise vai atrair novos públicos. "Tieta é uma mulher que lutou por liberdade e justiça num contexto pouco propício. Mesmo com todos os desafios ela não se deixou abater e venceu. Uma história divertida e cativante que vai resgatar memórias e se conectar com novas gerações", apostou Jacome.
Entretanto, a emissora deve cortar parte das tramas consideradas pesadas para o horário --como pedofilia e a relação incestuosa de Tieta (Betty Faria) com o sobrinho vivido por Cassio Gabus Mendes.
Além disso, a abertura original mostrava a atriz Isadora Ribeiro com os seis à mostra. A emissora deve alterar as imagens na reapresentação. "Como outras reprises, a novela pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo para se adequar ao horário de exibição", informou a Globo à Play.
A novela é inspirada no livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado (1912-2001). A trama se passa na cidade fictícia de Santana do Agreste, na região nordeste do Brasil.
Na primeira fase, a protagonista interpretada por Claudia Ohana enfrenta problemas com o pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), por ser uma mulher liberal. Após ser humilhada e expulsa de casa, ela vai embora para São Paulo e retorna 25 anos depois com sede de vingança.
O folhetim mistura elementos fantásticos com a narrativa contemporânea. Um dos grandes mistérios de Tieta era a identidade da mulher de branco, uma assombração que vagava pela cidade para atacar homens durante a noite. Quem também roubou a cena foi a vilã Perpétua (Joana Fomm). A irmã de Tieta escondia uma caixa branca que guardava a sete chaves.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.