Carregando...

ESTREIA SEGUNDA!

Estrela de Dona de Mim, Clara Moneke se emociona: 'A arte veio me buscar'

DÉBORA SANTIAGO/TV GLOBO

Clara Moneke durante festa de lançamento de Dona de Mim; ela protagoniza nova novela das sete

Compartilhe
  │ 

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/4/2025 - 21h00

Aos 26 anos e em sua terceira novela, Clara Moneke celebra uma fase luminosa da carreira. Protagonista de Dona de Mim, próxima novela das sete da Globo, ela dá vida à forte e carismática Leona, personagem com quem compartilha mais do que a posição de destaque: ela também se identifica com a história, a resiliência e a ancestralidade.

A atriz, que começou no teatro aos sete anos, revela que sua relação com a atuação foi marcada por idas e vindas, mas nunca por rupturas. "A arte veio me buscar", diz, com brilho nos olhos.

Clara chegou a fazer faculdade e trabalhar com hotelaria em busca de estabilidade, mas o destino a reconduziu ao palco e, em seguida, à televisão.

"A minha história é de muita leveza, sabe? É uma história de muita dignidade. Eu saí do teatro, fui fazer faculdade, trabalhei em empresas enormes... E logo depois fui chamada para fazer uma série. Eu não procurei voltar para a arte, a arte veio me buscar", lembra.

Clara reconhece que sua trajetória é incomum em um país onde artistas negros ainda enfrentam barreiras estruturais. Mesmo assim, vê o movimento coletivo ganhar força.

"Eu sinto que eu não sou uma totalidade, eu sou um ponto fora da curva, mas eu acredito que um ponto fora da curva faz todo mundo que está girando olhar para esse ponto", observa a jovem.

Para ela, a presença de artistas negros em espaços de destaque também ajuda a abalar as estruturas. "A gente está no caminho, é um árduo caminho, mas é muito bom ver essa caminhada."

Sobre Leona, a protagonista da novela Dona de Mim, Clara afirma encontrar nela espelhos de sua vida pessoal. "Eu sou muito truqueira igual ela", brinca.

Criada por mulheres, ela destaca a força das figuras femininas em sua formação. "A gente não tinha outra possibilidade senão fazer acontecer. O plano B era a gente, o plano B era dar certo."

A atriz diz que se emociona com a trama que Dona de Mim se propõe a contar: "É a história que eu vi. Vi minha irmã indo trabalhar e, depois, ir me buscar no teatro porque eu era muito novinha e ficava até meia-noite nos ensaios. Ela se esforçava por mim, pela nossa família". 

Na trama, Leona fará isso para que sua irmã, Stephany (Nikolly Fernandes), não desista do curso de Enfermagem. Ela vira babá para ajudar a pagar as contas da casa onde elas vivem com a avó, Yara (Cyda Moreno). Com orgulho e empolgação, Clara finaliza:

É mais uma personagem que eu me identifico, e isso é muito bonito. A gente tem que contar histórias de mulheres que vencem mesmo, que são líderes de família, que vão à igreja, que vão ao forró. Eu me identifico com praticamente todas as mulheres dessa história.

Clara Moneke reafirma sua trajetória como um símbolo de resistência e inspiração. Em Dona de Mim, ela não apenas representa a protagonista --ela é, de fato, dona de si.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim.

Dona de Mim estreia na segunda-feira (28) na faixa das 19h da programação da Globo no lugar de Volta por Cima. A nova novela é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, estará a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona e Marlon (Humberto Morais). 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Clara Moneke

Dona de Mim

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 28/4 a 10/5

Segunda, 28/4 (Capítulo 1)
O jardim da casa de Abel está preparado para o casamento. Ellen interrompe o casamento e implora que Abel cuide de sua filha, Sofia. Passam-se sete anos. Sofia diverte-se pregando peças e dando sustos nas aspirantes ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também