REESTRUTURAÇÃO
REPRODUÇÃO/CNBC
David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, em entrevista à CNBC; empresa vai se dividir
O conglomerado Warner Bros. Discovery está prestes a chegar ao fim. Em meio a uma crise nos negócios em geral e dias após acionistas votarem contra o salário do CEO David Zaslav, a empresa anunciou que vai se dividir em duas entidades de capital aberto. Uma será dedicada ao streaming e produção de conteúdo, e outra focada na televisão tradicional.
A separação deve ser concluída em meados de 2026. Com o fim da fusão, serão então duas empresas distintas: a Warner Bros. Streaming & Studios e a Warner Bros. Global Networks.
A primeira, ainda com Zaslav à frente do negócio, será dona das marcas mais conhecidas televisão, cinema e videogames. A HBO, HBO Max, DC Studios, Warner Bros. Pictures, Warner Bros. Television, Warner Bros. Games e as bibliotecas respectivas de cada marca ficam sob o guarda-chuva dessa entidade.
Já a segunda terá Gunnar Widenfels, atual CFO da empresa, como líder. CNN, TNT Sports, Discovery Channel, Discovery+ e Bleacher Report serão as marcas lideradas por essa companhia.
"O significado cultural desta grande empresa e as histórias impactantes que ela trouxe à vida por mais de um século tocaram inúmeras pessoas em todo o mundo. É um legado precioso que continuaremos com orgulho neste próximo capítulo da nossa célebre história", afirmou Zaslav em comunicado enviado à mídia internacional.
"Ao operar como duas empresas distintas e otimizadas no futuro, estamos capacitando essas marcas icônicas com o foco mais nítido e a flexibilidade estratégica de que precisam para competir de forma mais eficaz no cenário de mídia em evolução de hoje", complementou o atual CEO.
Desde sua formação, a Warner enfrentou muitos obstáculos. A partir da fusão da WarnerMedia, da AT&T e da antiga Discovery Communications, as estratégias adotadas privaram as principais emissoras de TV a cabo do conteúdo original que precisavam para prosperar.
Recentemente, a empresa perdeu nos Estados Unidos os direitos de transmissão de partidas da NBA (Associação Nacional de Basquete) --o que a fez perder bastante dinheiro e público-- e ainda reduziu o valor de suas propriedades de TV a cabo.
A divisão essencialmente separa Warner e Discovery novamente, como era antes de as empresas se juntarem oficialmente em 2022. "Essa separação revigorará cada empresa, permitindo que elas aproveitem seus pontos fortes e perfis financeiros específicos. Isso também permitirá que cada empresa busque importantes oportunidades de investimento e gere valor para os acionistas", ponderou Wiedenfels.
"Na Global Networks, nos concentraremos em identificar ainda mais maneiras inovadoras de trabalhar com parceiros de distribuição para criar valor para os espectadores de streaming e streaming em todo o mundo, maximizando nossos ativos de rede e impulsionando o fluxo de caixa livre", finalizou.
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