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NÚMEROS ATUAIS

Sucesso ou fracasso: Veja como está o ibope do BBB 25 um mês após estreia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O apresentador Tadeu Schmidt à frente do BBB 25; atual temporada enfrenta turbulência no Ibope

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DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 13/2/2025 - 21h00

O BBB 25 completa um mês no ar nesta quinta (13) ainda sem decolar definitivamente na audiência. Em quatro semanas, o reality show da Globo sentiu um crescimento de 3,75% em seu público, o que significa, na prática, apenas 0,6 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Esse número, porém, não é o único que a emissora tem levado em consideração para definir o sucesso --ou até mesmo fracasso-- dessa temporada.

O levantamento do Notícias da TV mostra que, até agora, a 25ª edição do Big Brother Brasil está com uma média de 16,2 pontos na capital paulista. Os dados levam em conta os programas exibidos entre 13 de janeiro e 9 de fevereiro.

A atual temporada tem cerca de 20% menos público do que o BBB 24, que chegou a 20,4 pontos no mesmo período. Em relação ao BBB 23, que sofreu com grande rejeição em seus primeiros meses, o resultado é 12,4% menor.

Esses números obviamente ainda são bastante importantes para a Globo comprovar o sucesso do Big Brother Brasil junto ao mercado publicitário. Eles, porém, já não são os únicos há algum tempo. Afinal, o reality é o maior projeto da emissora em multiplataforma --em que a exibição, a repercussão e as próprias estratégias vão muito além da TV aberta.

Como a reportagem já havia mostrado, outros indicadores mostram que o engajamento do público está consideravelmente maior do que mostram os relatórios de audiência. A quantidade de votos totais a cada paredão cresce em uma média bem superior ao Ibope, indicando que há um consumo de conteúdo que escapa das métricas tradicionais.

A questão é que o mercado de mídia, como um todo, ainda está aprendendo a como lidar com esses novos dados. O volume de comentários nas redes sociais, a influência dos perfis oficiais e não-oficiais que cobrem o BBB sobre o público e a própria visibilidade em mais de uma plataforma entram nessa conta.

Não à toa, a emissora conseguiu vender facilmente as cotas iniciais do programa, que somaram mais de R$ 650 milhões em 2025. Uma marca que patrocina a Prova do Líder provavelmente não vai aparecer só na TV aberta ou nos canais oficiais. Hoje, os memes chamam até mais atenção das empresas --em que a viralização representa visibilidade gratuita.

A própria Globo já está de olho nessa transformação no perfil do consumo de suas atrações. Na terça (11), até anunciou a criação de um núcleo de estratégia em busca de novas oportunidades, que vai ficar a cargo da executiva Marina Mansur --consultora que já ajudou outras empresas a ajustar os seus negócios diante do impacto das novas tecnologias.

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