Carregando...

HEY, BROTHERS!

BBB 25 sente crise no Ibope e perde 25% do público em um ano na 1ª semana

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt à frente do BBB 25; reality show da Globo teve começo difícil nesta temporada

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2025 - 6h10

Em sua primeira semana, o BBB 25 registrou queda de 25% na audiência em relação ao mesmo período da temporada exibida em 2024. Os números, na prática, mostram que o reality show da Globo perdeu um de cada quatro telespectadores em São Paulo. E a má fase de Mania de Você não é a única culpada pelo desempenho.

A 25ª edição do Big Brother Brasil cravou apenas 16,0 pontos na Grande São Paulo entre 13 e 19 de janeiro de 2025. Esse é o pior resultado da história, superando até mesmo o início do BBB 23, que chegou a 18,6 de média em seus episódios iniciais --entre 16 e 22 de janeiro de 2023. A temporada em questão sofreu com a rejeição à Travessia (2022), que só começaria a reagir em seus últimos meses.

O BBB 24 teve mais sorte, já que estreou justamente em meio à reta final de Terra e Paixão. O folhetim de Walcyr Carrasco foi o último da Globo a ultrapassar a marca dos 30 pontos no Ibope. Em sua primeira semana, entre 8 e 14 de janeiro de 2024, a competição anotou 21,6 pontos.

Apesar de pegar o horário nobre em baixa com Mania de Você, cujo recorde de audiência até agora foi de 23,9 pontos, o BBB 25 perdeu mais público do que a programação da Globo como um todo --que teve um recuo de 12,6% no Ibope em relação à sua terceira semana de 2024. 

Como o Notícias da TV já havia mostrado, a Globo não foi a única emissora afetada pela atual crise da TV aberta. O SBT também perdeu público, enquanto a Record foi a única que permaneceu estável.

Culpa da Rita, digo, das redes

O recorde negativo do BBB 25 também tem a ver com uma mudança significativa na maneira em que ele é consumido pelo público. Hoje, há diversos perfis que cobrem o reality praticamente em tempo real nas redes sociais, compartilhando até trechos do programa --e contra os quais a Globo até agiu no passado, a fim de defender os seus direitos autorais.

Agora, a emissora já vê com outros olhos as métricas, até porque elas ajudam a justificar o sucesso e o alcance do programa, valorizando o passe dele junto ao mercado publicitário. Estima-se que, apenas com as cotas principais, a emissora tenha arrecadado R$ 650 milhões.

Mesmo que haja uma queda nos números do Ibope, as marcas veem a exposição nas redes sociais como uma oportunidade. Ao patrocinar a Prova do Líder, uma empresa consegue fazer com que o seu produto ou marca alcance uma visibilidade ainda maior, justamente por causa desses perfis multiplicadores de conteúdo --e o melhor, sem desembolsar um centavo a mais.

A própria Globo já deu sinais significativos de que está de olho nessa migração para a web quando decidiu acabar com o pay-per-view da TV paga. O telespectador que quiser acompanhar as câmeras ao vivo a partir desta temporada precisa assinar o Globoplay.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

BBB 25

Globo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também