Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dia das Mães alternativo

Virgem, psicopata e zumbi; relembre sete mães excêntricas da televisão

Divulgação/Montagem

Gina Rodriguez (à esq.), Renata Sorrah e Drew Barrymore: mães diferentonas na TV - Divulgação/Montagem

Gina Rodriguez (à esq.), Renata Sorrah e Drew Barrymore: mães diferentonas na TV

JOÃO DA PAZ e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 14/5/2017 - 7h28

Fundamentais na criação dos filhos, as mães também têm papel de destaque na ficção, com mulheres que enchem seus herdeiros de carinho nas novelas e séries. Algumas delas, porém, fogem do padrão maternal e se destacam por suas personalidades excêntricas e eventualmente violentas.

Desde a virgem Jane Villanueva (Gina Rodriguez), da série Jane the Virgin, à psicopata Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), da novela Senhora do Destino, há mães de todos os "estilos". A lista é tão incomum que tem espaço até para a zumbi Sheila Hammond (Drew Barrymore), de Santa Clarita Diet (Netflix).

O Notícias da TV lista a seguir sete mães bem "fora da casinha" da ficção para celebrar o dia delas. Relembre-as:

divulgação/nbc

A atriz Kathleen Turner interpretou uma mulher transexual na série Friends; piadas e traumas

Charles Bing, o pai que é mãe
Em Friends (1994-2004), o pai biológico de Chandler Bing (Matthew Perry), Charles (Kathleen Turner), se separou da mulher após revelar ser transexual. Então com 9 anos, Chandler ficou traumatizado com a situação, mas vivia fazendo piadas sobre como descobriu que seu pai gostava de homens. Ambos perderam contato ao longo dos anos. O reencontro só ocorreu quando os noivos Chandler e Monica (Courteney Cox) viajaram até Las Vegas com a missão de convidá-lo (ou melhor, convidá-la) para o casamento. O nome artístico de Charles era Helena Handbasket, e ela apresentava um show chamado Viva Las Gaygas em um casino.

divulgação/tv globo

Arlete Salles interpretava a assanhada Copélia na série Toma Lá, Dá Cá: sexo o tempo todo

Copélia Rocha, a mãe tarada
Na série Toma Lá, Dá Cá (2007-2009), nenhum dos moradores do condomínio Jambalaya Ocean Drive poderia ser considerado normal, mas a matriarca Copélia (Arlete Salles) estava entre as mais loucas. Apesar da idade, a senhora se comportava como uma adolescente irresponsável, especialmente por causa de sua ninfomania. Para desespero e constrangimento da filha Celinha (Adriana Esteves), Copélia adorava listar suas conquistas na cama, trocava de homem como quem muda de roupa e tentava conduzir qualquer conversa para um teor sexual.

divulgação/tv globo

Helena e Gabriela Duarte, mãe e filha na vida real, repetiram os papéis na ficção em Por Amor

Helena Vianna, a mãe abnegada
A protagonista da novela Por Amor (1997-1998) é a prova viva de que amor de mãe não tem limite. Helena (Regina Duarte) e a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte) eram tão boas amigas (e sincronizadas) que até engravidaram na mesma época e tiveram filhos no mesmo dia. Mesmo já tendo passado dos 40 anos, Helena teve um filho saudável, enquanto o bebê de Eduarda nasceu morto. Ciente de que as complicações no parto da herdeira a impediriam de engravidar novamente, a matriarca decidiu trocar o seu bebê com o feto morto, abrindo mão do próprio filho para a felicidade de Eduarda.

divulgação/the cw

O bebê Aiden Tiago com a atriz Gina Rodriguez em imagem da comédia Jane the Virgin

Jane Villanueva, a mãe virgem
Na comédia Jane the Virgin, a jovem Jane Gloriana Villanueva (Gina Rodriguez) tinha planos de perder a virgindade somente após o casamento. Porém, um simples exame de rotina no ginecologista deixou sua vida de cabeça para baixo: ela foi inseminada acidentalmente e ficou grávida aos 23 anos. A série coloca Jane em situações hilárias enquanto ela decide se dá à luz o bebê de um estranho: afinal, o pai da criança era o seu chefe, dono de um hotel. Freiras da escola na qual Jane trabalhava consideravam a gravidez como um milagre. O difícil para ela foi explicar ao filho como ele veio ao mundo.

divulgação/cbs

Laurie Metcalf e Jim Parsons em The Big Bang Theory: embates épicos de religião x ciência

Mary Cooper, a mãe cristã fanática
A comédia The Big Bang Theory cria ótimos momentos nos encontros do físico Sheldon Cooper (Jim Parsons) com sua mãe, Mary (Laurie Metcalf), uma cristã fanática. Os embates mais cômicos ocorrem quando Sheldon tenta defender fatos científicos enquanto Mary mostra sua visão religiosa, como teoria da evolução versus criacionismo. Mary já sabia da genialidade do filho desde criança, mas o levou a um médico para se certificar de que ele não era louco. Essa dinâmica será explorada na série derivada de Big Bang, Young Sheldon, sobre a infância do nerd. Mary será interpretada por Zoe Perry, filha de Laurie. O ator mirim Iain Armitage (Big Little Lies) dará vida ao pequeno Sheldon.

divulgação/tv globo

Nazaré rouba a bebê Linda no último capítulo de Senhora do Destino: tudo para ter uma filha

Nazaré Tedesco, a mãe psicopata
Grande destaque de Senhora do Destino (2004-2005), Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah) nem chegou a ter filhos, mas isso não a impediu de ser mãe: ao encontrar a retirante Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira) com a recém-nascida Lindalva, roubou a bebê e a criou como filha, mudando seu nome para Isabel (Carolina Dieckmann). O plano ardiloso foi a forma que Nazaré encontrou de sair da vida de prostituição e ficar com o amante Luís Carlos (Tarcísio Meira). Sem nenhuma ética, a vilã ainda assassinou Luís Carlos na escada de casa após ele descobrir a verdade; tudo para manter Isabel sob seu teto. A péssima relação de Nazaré com a enteada Cláudia (Leandra Leal), porém, saiu pela culatra: a jovem foi peça fundamental para Maria do Carmo reencontrar a filha roubada. Desmascarada, a vilã ainda tentou sequestrar Linda, a filha de Isabel. Mas, ao ser confrontada pela filha que criou, Nazaré se redimiu, devolveu a bebê e se atirou da ponte. No fim, o amor de mãe falou mais alto.

divulgação/netflix

Em Santa Clarita Diet, mãe zumbi (Drew Barrymore, à esq,) se aproximou da filha (Liv Hewson)

Sheila Hammond, a mãe zumbi 
Na exótica série Santa Clarita Diet, a vida de Abby Hammond (Liv Hewson), uma adolescente californiana, se transformou ao descobrir que sua mãe, Sheila (Drew Barrymore), estava se alimentando de carne humana. Junto com o marido, Joel (Timothy Olyphant), o casal tentou esconder da filha a condição zumbi da corretora de imóveis. Abby buscou ajuda de um vizinho nerd (Skyler Gisondo) para descobrir como essa mudança ocorreu na mãe, ao mesmo tempo em que tentou ajudá-la nessa nova fase da vida. A tragédia surpreendente acaba aproximando a mãe morta-viva e a filha.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.