SUCESSO DIVINO

Tramas bíblicas da Record quebram hegemonia da Globo nos Estados Unidos

Reprodução/Record TV

Júlia Cometti (à esq.) e Ricky Tavares em cena da minissérie José do Egito, sucesso nos EUA - Reprodução/Record TV

Júlia Cometti (à esq.) e Ricky Tavares em cena da minissérie José do Egito, sucesso nos EUA

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 21/06/2017, às 14h21

Não é apenas no Brasil que a aposta da Record em tramas bíblicas fez a audiência das tramas da Globo balançar. Nos Estados Unidos, principal mercado televisivo do mundo, as conhecidas histórias de Moisés, Ramsés, Josué e companhia têm feito sucesso com o público hispânico e deixado as novelas da Globo (que até então reinavam absolutas entre as produções brasileiras no país) comendo poeira.

Principal emissora voltada para o público latino dos EUA, a Univisión estreou na segunda-feira (19) a José do Egito (2013). O primeiro capítulo foi visto por 1,8 milhão de pessoas, de acordo com o instituto Nielsen, que mede a audiência norte-americana. Exibida no mesmo horário pela UniMás, Totalmente Demais foi vista por 461 mil pessoas. Ou seja, a novela estrelada Marina Ruy Barbosa teve apenas um quarto do público da minissérie bíblica.

Curiosamente, não é a primeira vez que José do Egito é exibida para o público hispânico dos Estados Unidos: em 2013, a produção estava na grade do MundoFox, canal pago do grupo Fox voltado para o público que falava espanhol e que saiu do ar em 2016. A repercussão da obra na Univisión, no entanto, é muito maior do que na exibição original.

O bom desempenho de histórias bíblicas fez o grupo que controla a Univisión "promover" as tramas da Record. Moisés y los Diez Mandamientos estreou em julho do ano passado na UniMás, segunda rede hispânica do grupo. Conseguiu média de 1,2 milhão por capítulo, índices que superavam os da vice-líder Telemundo.

As novelas bíblicas, então, migraram da UniMás para a Univisión, líder absoluta no mercado hispânico norte-americano, enquanto as da Globo fizeram o caminho inverso. No lugar de Os Dez Mandamentos, Totalmente Demais fez a UniMás voltar à terceira posição entre as emissoras latinas.

O carinho da Univisión por histórias religiosas não se limita a José do Egito: desde o dia 11, a emissora exibe aos domingos, no horário nobre, dois episódios seguidos da série Milagres de Jesus (2014-2015). Ou seja, a Record tem produtos seus exibidos todas as noites da semana na líder do mercado hispânico nos EUA.

Fenômeno similar foi registrado por Os Dez Mandamentos na Argentina no ano passado: para o esperado capítulo da abertura do Mar Vermelho, a emissora Telefe chegou a montar um telão no Luna Park, em Buenos Aires, e os atores Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo e Gisele Itié foram tratados como astros. Enquanto a trama bíblica ocupava o horário nobre da emissora líder, Império era exibida à tarde.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook