Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Audiências

Após polêmica de Sheherazade, audiência do SBT Brasil dispara

Lourival Ribeiro/SBT

Rachel Sheherazade no estúdio do SBT Brasil; telejornal cresceu 68% após opinião polêmica de jornalista - Lourival Ribeiro/SBT

Rachel Sheherazade no estúdio do SBT Brasil; telejornal cresceu 68% após opinião polêmica de jornalista

PAULO PACHECO

Publicado em 4/6/2014 - 15h00

A audiência do SBT Brasil cresceu 68% desde fevereiro, após Rachel Sheherazade ter virado notícia por dizer que compreende "justiceiros" terem torturado um suposto assaltante. Em janeiro, o telejornal registrou 3,8 pontos. No mês seguinte, com a opinião polêmica, saltou para 5,1. Em maio, fechou com 6,4, melhor desempenho desde novembro de 2005.

Em um ano, o telejornal do SBT ganhou um de cada três telespectadores. No mês passado, teve média de 6,4 pontos, contra 4,9 em maio de 2013, um crescimento de 31%. Distanciou-se da Band, mas continua atrás da Record. Nesta terça, registrou 7,4 pontos, contra 10,9 do Cidade Alerta. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Nas últimas duas semanas, Sheherazade dividiu a bancada com Carlos Nascimento, de volta ao ar após sete meses afastado para tratar um câncer. Ele cobriu as férias de Joseval Peixoto, que retornou na última segunda (2).

Declaração polêmica

No dia 4 de fevereiro, Rachel Sheherazade justificou no SBT Brasil a atitude de um grupo que tinha deixado um jovem de 16 anos, acusado de roubo, preso nu a um poste no Rio de Janeiro. Na ocasião, a jornalista aconselhou a quem defendia o suposto assaltante: "Adote um bandido".

A opinião de Sheherazade chocou entidades defensoras dos direitos humanos e partidos políticos, que acusaram a jornalista de fazer apologia à violência e exigiram a saída dela do telejornal. Dois dias depois, ela explicou no ar que condena a violência e a "justiça com as próprias mãos".

Mesmo após o esclarecimento, Sheherazade continuou sendo alvo de críticas e pressão do governo federal, que investe cerca de R$ 150 milhões em publicidade por ano no SBT. Integrantes do governo revelaram desconforto pelas opiniões da âncora ao diretor de jornalismo da emissora, Marcelo Parada.

Em abril, o SBT proibiu os jornalistas de emitirem opinião nos telejornais da casa. A regra, na prática, serviu para calar Sheherazade. Sem os comentários, o SBT Brasil continuou em ascensão. Naquele mês, o telejornal cravou 6,0 pontos de média.

Insatisfeita, Rachel Sheherazade quase trocou o SBT pela Band, mas preferiu renovar com Silvio Santos por mais quatro anos em troca de um bom aumento e da liberdade para voltar a comentar no telejornal. O retorno será aos poucos, durante a Copa do Mundo, quando os holofotes estarão voltados para o campeonato de futebol.

LEIA TAMBÉM:

Para lésbicas, namoro velado entre Clara e Marina é fetiche e retrocesso

TV paga no Brasil é de 'baixa qualidade', diz vencedor de Emmy

Amistoso da seleção brasileira tem mais audiência que novela das seis

Dono do Pânico vira concorrente do UFC e vai promover luta na TV

'Nunca vi cenário dar audiência', critica ex-diretor do Fantástico


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.