Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDENÇÃO

Heleno morre em Sob Pressão? Saiba o que acontece com o pai de Evandro no final

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Carolina (Marjorie Estiano), Heleno (Marco Nanini) e Evandro (Julio Andrade) caminham lado a lado em cena de Sob Pressão

Carolina (Marjorie Estiano), Heleno (Marco Nanini) e Evandro (Julio Andrade) em Sob Pressão

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 30/4/2024 - 22h30

[Atenção: este texto contém spoilers da última temporada de Sob Pressão]

Com Alzheimer em estágio avançado, Heleno (Marco Nanini) balança a vida de Evandro (Julio Andrade) na quinta e última temporada de Sob Pressão. O médico precisa fazer as pazes com o próprio passado ao cuidar do pai, que ainda é diagnosticado com câncer terminal. A participação do idoso na série termina com o perdão do protagonista no leito de morte.

O segundo episódio da temporada, exibido nesta terça (30) na Globo, começa com um flashback de 20 anos. A sequência explica um pouco do passado conturbado de Evandro com o pai após a morte da mãe, Penha (Fabiula Nascimento).

Depois de relembrar o momento em que teve que operar o genitor por conta de uma úlcera, o médico decide tirá-lo do asilo no final do capítulo. Com o apoio de Carolina (Marjorie Estiano), o médico passa a cuidar do pai em casa.

Só que, em determinado momento, o idoso foge para procurar o filho --já que não reconhece ninguém nem imagina que já reencontrou Evandro. Heleno ressalta que tem uma coisa importante para falar com o herdeiro.

Uma queda no banheiro faz com que o senhorzinho seja levado ao hospital, onde a equipe médica acaba descobrindo uma obstrução intestinal causada por um tumor maligno. Evandro fica desolado ao constatar que não há mais o que fazer no caso do parente.

Internado no Edith de Magalhães, Heleno desenvolve uma relação de confiança com Charles (Pablo Sanábio) e chega até a se recusar a ser atendido por Evandro. O paciente, aliás, se entristece ao ser avisado da suposta transferência do médico querido --que, na verdade, morre em um acidente de ambulância.

O estado de saúde do idoso piora no nono episódio, e ele pede um favor para Evandro --ainda sem reconhecê-lo: "Eu vou morrer. Eu preciso ser enterrado com essa aliança para a Penha saber que eu nunca esqueci dela. Eu queria que a minha máquina fotográfica ficasse com aquele médico que eu gosto, o Charles. Fala para ele que foi essa máquina que me ajudou a ficar perto do meu filho", explica. "Eu falo", concorda o marido de Carolina.

Evandro perdoa Heleno

Já certo de que o pai está perto da morte, o protagonista leva Francisco ao hospital. "Ele é meu filho... Ele é seu neto", avisa. "Quando eu fiquei velho, eu comecei a sonhar com isso. Um dia meu filho ia aparecer. A gente ia ficar amigo, e ele ia me dar um neto", desabafa o doente.

No final do episódio, Evandro tem uma conversa franca com Heleno. "Eu vou te contar uma coisa que eu nunca contei para ninguém. Vai ser um segredo nosso. Eu senti muito a sua falta, mas eu não podia falar nada porque eu tinha que sentir raiva de você. E você voltou sem memória, sem história, só com a culpa de ter ido embora. A gente podia ter sido amigo", lamenta.

"Filho... Eu te procurei tanto", reconhece finalmente o veterano. "Eu tô aqui, pai. A gente tá junto agora", afirma o médico. "Você me perdoa, filho?", pergunta ele. "Eu te perdoo", diz Evandro, que presencia o óbito do paciente logo depois.

Heleno é enterrado na mesma sepultura que Penha. "Eu achei que eles precisavam conversar", justifica o enlutado. Após a despedida do pai, Evandro ainda enfrenta a separação de Carolina no final.

Coprodução da Globo e Conspiração, Sob Pressão estreou em 2017, rapidamente conquistou o público e virou um fenômeno na TV aberta. Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de melhor atriz em 2019 pelo trabalho na segunda temporada. A quinta e última leva de episódios é exibida às terças na Globo, às 23h, após Encantado's.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.