Em Família

Rumor sobre afastamento de autor gera desconfiança; novela muda

Pedro Curi/TV Globo

O autor Manoel Carlos, que vai se aposentar após Em Família - Pedro Curi/TV Globo

O autor Manoel Carlos, que vai se aposentar após Em Família

DANIEL CASTRO e MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 12/06/2014, às 19h53 - Atualizado em 13/06/2014, às 06h51

Autor de Em Família, Manoel Carlos estaria sem escrever a novela há pelo menos três semanas. Maria Carolina, filha e principal colaboradora de Manoel Carlos desde a saída de Marcelo Saback, estaria à frente dos trabalhos de roteirização da novela, que acaba em 18 de julho. O autor estaria apenas supervisionando _e tolerando algumas mudanças que teriam sido impostas pela cúpula da emissora.

A Globo nega. Diz que Maneco, como ele é chamado, "está ótimo e escrevendo, como sempre", "embaladíssimo no desfecho das histórias de Em Família, e bem satisfeito com a curva ascendente de audiência da novela nas últimas semanas".

Numa operação para "abafar" o caso, a Globo comunicou aos atores e técnicos da novela, na última segunda-feira, de que a notícia do suposto afastamento, publicada na véspera pelo jornal O Dia, do Rio de Janeiro, não "procedia". A negativa da Globo, no entanto, não cessou o rumor nos bastidores de uma novela marcada por crises, baixas e profissionais descontentes.

Atores mais experientes e noveleiros mais atentos percebem que o texto de Em Família está diferente, não parece ser uma novela de Manoel Carlos em alguns momentos e aspectos. O andamento da novela mudou nos últimos capítulos. As cenas estão mais curtas e mais sensualizadas.

Mudanças bruscas e cenas de ação

Manoel Carlos ganhou fama pela habilidade de retratar dramas realistas, urbanos e contemporâneos. Em Família, está perdendo a coerência. Desde o começo da trama, o autor sempre foi fiel ao perfil de cada personagem. As mudanças eram muito sutis. De repente, Helena (Julia Lemmertz) vira uma mulher fatal, com direito a striptease.

Cena de capítulo da semana passada: Helena, do nada, resolveu virar fêmea fatal

Para decepção da torcida, um dos casais mais populares da história, o romance entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), finalmente acontece, mas o público só vai ver o primeiro beijo no final. 

Algumas tramas paralelas estão passando por grandes viradas. André (Bruno Gissoni) de repente passa a gostar de Bárbara (Polliana Aleixo). Alice (Erika Januza) vira policial. Jairo (Marcello Melo Jr.), que queria vida boa, larga tudo e vai morar na favela.

Em Família também ganhou cenas de ação, o que teria sido um "pedido" da direção da emissora numa tentativa de melhorar a audiência, na casa dos 30 pontos na Grande São Paulo. Após lutar contra um bandido armado numa aula para gestantes, Jairo, o novo herói, vai ver o barraco em que mora pegar fogo com a filha, Bia, dentro. No começo da próxima semana, Alice (Erika Januza) e Luiza (Bruna Marquezine) serão feitas reféns. Marina e Vanessa (Maria Eduarda de Carvalho) vão brigar com unhadas e puxões de cabelo.

Essas movimentações têm justificado as desconfianças de atentos observadores do Projac, a central de estúdios da Globo no Rio de Janeiro. Atores que já trabalharam com Maneco sentem que esse texto não é dele.

Nos bastidores da próxima novela das nove, Império, a preocupação é grande. A estreia já foi antecipada duas vezes, a última para 21 de julho. Uma terceira antecipação poderia ser problemática, porque as gravações não estão adiantadas. E ninguém quer estrear no dia depois da final da Copa. Pode ser um dia de ressaca nacional.

Novela mais curta em 30 anos

Com 143 capítulos, Em Família será a novela das oito/nove mais curta da desde 1983, quando Sol de Verão teve seu término antecipado por causa da morte do ator Jardel Filho, um dos protagonistas. A trama foi encerrada com 137 episódios. A média de uma novela das nove é entre 180 e 200 capítulos. Amor à Vida, a última, teve 221.

Em Família terá 143 capítulos exibidos, mas, de fato, serão escritos menos: 134, número que ainda pode ser reduzido. Isso porque, devido à falta de texto para gravar, capítulos foram alterados na edição, e cinco viraram seis em algumas semanas.

LEIA TAMBÉM:

Boicotada por Edir Macedo, Vitória mira Globo, mas é abatida pelo SBT

Equipe do SBT é assaltada e tem carro depredado durante protesto

Brasil estreia na Copa com pior audiência de todos os tempos

Na estreia, Galvão Bueno corneta goleiro e Datena narra com emoção

Bacci estreia na Band após a Copa em 'Balanço Geral' com plateia

Fora da Copa, Silvio Luiz zera volume da TV e esconde narrador

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook