Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REENCONTRO

Pantanal: José Leôncio batiza Jove em ritual a cavalo e encontra 'fantasma'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Renato Góes em cena de Pantanal: ator usa chapéu de boiadeiro, está sentado em cavalo e olha para alguém fora do quadro

José Leôncio (Renato Góes) encontrará Joventino (Irandhir Santos) quando apresentar o filho

José Leôncio (Renato Góes) irá se deparar com um momento sobrenatural quando batizar Jove (Jesuíta Barbosa, na versão adulta) em Pantanal. O peão não chegará a tempo de ver o filho nascer, mas o colocará na garupa do seu cavalo para realizar uma tradição de família. O homem irá apresentar o pequeno à natureza e verá Joventino (Irandhir Santos) no meio da mata na novela das nove da Globo. 

Como visto no folhetim, o veterano sumiu das redondezas após José Leôncio ter ido sozinho a uma comitiva pela primeira vez. Os anos se passaram, e o personagem vivido por Renato Góes nunca encontrou vestígios do pai. 

Isso mudará no capítulo previsto para próxima quinta (7) no remake de Bruno Luperi. Até lá, Madeleine (Bruna Linzmeyer) terá engravidado do marido e dado à luz Jove. O protagonista, no entanto, passará parte da gestação em viagens e não verá a chegada do filho. 

Hora depois, o filho de Joventino chegará à fazenda de Leôncio e encontrará o bebê nos braços da patricinha. Com protestos da carioca, o interiorano o pegará no colo e o colocará em cima de seu cavalo:

Antes de aprendê a lê e escrevê, como convém a uma criança de boa família, como a da mãe dele, ele vai aprendê uma coisa co’pai. aproveitá que o meu cavalo tá suado da jornada e vô abençoá o nosso filho, como meu pai feiz comigo, e como meu avô feiz com ele.

Passeio especial 

José Leôncio galopará com o bebê nos braços e o apresentará à natureza. Certo de que o pai não morreu, o protagonista pedirá por um sinal do veterano:

"O seu neto nasceu! É mais um Leôncio que veio ao mundo, meu pai, engrossá a nossa comitiva. E eu vim pedí a sua bênção, meu pai. Eu vim pedí que o senhor olhe por ele. Esteja onde o senhor tivé, eu quero que o senhor proteja os caminhos do seu neto, meu pai, como feiz e faiz, até hoje, c’os meu", dirá.

Em seguida, um raio cortará o campo e fará o cavalo do interiorano empinar. O homem domará o animal e perceberá que o feixe de luz formado pelo estrondo faz o desenho da silhueta de Joventino. 

Satisfeito, o personagem vivido por José Leôncio voltará à casa e terá certeza de que sentiu a presença do pai. Ressabiado, ele contará para Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo): "Hoje senti meu pai por perto como nunca tinha sentido desde que ele sumiu por essas matas", finalizará. 

Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), o remake é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Diferentemente de outros folhetins exibidos recentemente pela Globo, a história não está totalmente gravada e seguirá o formato de obra aberta, podendo sofrer alterações nos roteiros.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.