Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Joaquina, Filha de Tiradentes

Dois anos após Félix, Mateus Solano volta como vilão em novela das onze

Divulgação/TV Globo

Mateus Solano em cena da reta final de Amor à Vida; ator não faz novelas desde janeiro de 2014 - Divulgação/TV Globo

Mateus Solano em cena da reta final de Amor à Vida; ator não faz novelas desde janeiro de 2014

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/8/2015 - 4h58
Atualizado em 6/8/2015 - 6h17

Disputadíssimo por autores e diretores depois do sucesso de Félix, de Amor à Vida (2013), Mateus Solano finalmente voltará ao ar. Ele será o vilão da novela das onze que a Globo prepara para estrear em meados de 2016, quase dois anos e meio depois de o ator protagonizar o primeiro beijo gay de uma produção da Globo. Por determinação da cúpula da emissora, Solano tirou férias da TV nesse período, para "descansar" a imagem do marcante Félix.

Solano retornará como um vilão de época, em uma novela sobre a vida desgraçada da filha de Tiradentes (1746-1792), mártir da Inconfidência Mineira. Em 2016, pelo segundo ano consecutivo, a Globo apostará em uma trama original na faixa das 23h, assim como Verdades Secretas. E lançará uma nova autora: Marcia Prates, colaboradora de novelas de João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva. Na trama, Solano terá Mariana Ximenes como colega de vilanias. Caio Blat e Sheron Menezes também terão papéis de destaque. Andreia Horta será a protagonista. A direção caberá a Vinicius Coimbra.

A novela será baseada no livro Joaquina - Filha de Tiradentes, lançado em 1987 por Maria José de Queiroz. A história se passa após o enforcamento do dentista Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da conspiração para tornar a província de Minas Gerais uma república independente de Portugal.

Joaquina era filha bastarda de Tiradentes e teve sua vida arruinada pela trajetória do pai. Sentia-se inferior e indigna, envergonhada pelo crime de "lesa-majestade" do futuro herói nacional. O romance de Maria José de Queiroz narra duas grandes viagens de Joaquina. Na primeira, ela vai com a mãe para o norte, fugindo do ambiente hostil da condenação de Tiradentes. Dez anos depois, retorna a Minas Gerais. Nessa viagem, conhece o único homem que a amou, José Afonso, mas o rejeita.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.