Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAPETA E PLANETA

Diabo da novela Renascer faz ponta em Reis para matar bebês e beber sangue

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira caracterizado como José Inocêncio segurando

José Inocêncio (Marcos Palmeira) com o diabo na garrafa de Renascer; capeta é vilão em Reis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2024 - 20h00

Depois de finalmente dar as caras no remake de Renascer, o cramulhão também vai fazer uma ponta na novela Reis nesta quarta (24). Joiada (Marcelo Filho) e o exército de Israel vão se deparar com um ritual feito com sangue e fogo para Moloch --uma das inúmeras divindades pagãs que foram associadas pelo cristianismo ao diabo.

Moloch, que também é chamado de Malcã no folhetim bíblico da Record, era frequentemente retratado com um par de chifres. Ele também não se ajudava ao exigir o sacrifício de recém-nascidos em fogueiras, facilitando ainda mais a sua "vilanização" com a expansão do cristianismo pela Ásia Menor.

Os chifres são ainda uma caraterística do deus grego Pã, assim como os pés de bode que posteriormente foram associados a Satanás. Já o excesso de pelos, que é frequentemente descrito como uma das características do coisa-ruim, foi inspirado pelo deus egípcio Bes.

Os textos cristãos não dão uma exata descrição sobre Lúcifer, apenas dizendo que se tratava de um dos anjos mais bonitos do Paraíso. A serpente e os répteis são frequentemente associados ao diabo, do mito de Adão e Eva até o dragão que é derrotado por São Jorge --sobre o qual também não há uma explicação tão clara nas escrituras.

Os historiadores acreditam que os primeiros cristãos --e, posteriormente, a Igreja Católica-- foram se apropriando das características de deuses pagãos para criar a própria imagem do diabo. Uma estratégia para ridicularizar e demarcar bem quem eram os seus rivais. Além de, claro, controlar os fiéis por meio do medo.

REPRODUÇÃO/RECORD

Malcã com chifres em Reis

Essas imagens foram gradativamente se espalhando pela Europa durante a Idade Média (476-1453) e depois para o resto do mundo com as Grandes Navegações que dão início à Idade Moderna (1453-1789).

O cramulhão de José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer (Reprodução/TV Globo)

Não custa lembrar que os jesuítas também foram responsáveis pela educação nas colônias portuguesas, como o Brasil, durante séculos. A fé em Deus e o medo do diabo eram aprendidos nas cartilhas e também transmitidos em sermões aos que não tinham acesso ao sistema educacional.

Ou seja, não é uma surpresa notar que o diabo esculpido pelo artista plástico Dante para a novela Renascer não é assim tão diferente das estátuas de Malcã em Reis. São duas pontas que acabam se unindo na teledramaturgia.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 4 a 18/5

Sábado, 4/5 (Capítulo 90)
Dona Patroa decide deixar Egídio, e Sandra comemora. Sandra revela a Eliana que talvez esteja grávida de João Pedro. Eliana se sente ferida ao ver Ritinha com Damião. Damião procura Eliana. Rachid convida Dona Patroa para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.