Emissoras vs Operadoras

Após fiasco da Simba, emissoras correm para evitar apagão digital em Goiás

Reprodução/TV Serra Dourada

Jordevá Rosa, apresentador do Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada (SBT), em Goiás - Reprodução/TV Serra Dourada

Jordevá Rosa, apresentador do Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada (SBT), em Goiás

DANIEL CASTRO - Publicado em 30/05/2017, às 06h06

Executivos da Record, do SBT e da TV Serra Dourada estão correndo para fechar um acordo, ainda nesta terça-feira (30), com as operadoras de TV por assinatura que atuam em Goiânia. A capital de Goiás deverá desligar os sinais analógicos de televisão amanhã (31). Sem um contrato com as operadoras, as emissoras correm o risco de ficarem fora do cabo e do satélite, repetindo o desastre ocorrido no final de março na Grande São Paulo.

Afiliada do SBT, a TV Serra Dourada trabalha nos bastidores para adiar o apagão analógico _e, consequentemente, o apagão digital na TV paga. A seu favor, a emissora conta com uma pesquisa do Ibope Inteligência que mostra que 12% dos domicílios da região metropolitana de Goiânia ainda não têm televisores digitais. O desligamento dos sinais analógicos só pode ocorrer quando esse índice for igual ou menor do que 7%.

A decisão de adiar ou não o apagão analógico deverá ser tomada em uma reunião nesta terça do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), grupo formado por emissoras, operadoras de telefonia e órgãos do governo. Há três possibilidades: manter o apagão nesta quarta, implantá-lo gradativamente nas próximas semanas ou adiar por um período maior.

Independentemente do adiamento ou não, as emissoras correm para costurar um acordo com as operadoras de TV por assinatura. Maior operadora de cabo do país, a Net já exibe um comunicado (veja abaixo) em que informa não ter acordo com SBT, Record e RedeTV! para continuar exibindo suas programações após o fim da TV analógica.

REPRODUÇÃo

Comunicado exibido pela Net em seu canal do assinante em Goiânia relata falta de acordo

De acordo com a lei 12.485, de 2011, as emissoras podem cobrar por seus sinais digitais. De olho no potencial de receitas, Record, SBT e RedeTV! se uniram e criaram a Simba, uma empresa para negociar seus sinais com as operadoras.

Com o apagão analógico em São Paulo, maior mercado do país, a Simba partiu para o confronto e determinou o desligamento de seus sinais nas operadoras. O resultado foi uma queda de até 30% no Ibope e nenhum acordo comercial com as empresas de TV a cabo e satélite até agora.

Para evitar os mesmos danos em Goiânia, a Serra Dourada e a Record Goiás estão tentando fechar um contrato de licenciamento gratuito com as operadoras, com validade até a conclusão de um acordo nacional.

Mas as operadoras também exigem um documento com força legal das cabeças-de-rede, no caso o SBT e a Record de São Paulo, que são donas dos direitos de imagem da maioria dos programas.

Segundo fontes das emissoras, esse acordo está pronto. Já as operadoras dizem que não tem nada fechado para continuar com as três redes em seus line-ups em Goiás.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Game of Thrones

Game of Thrones

Ficha técnica: Drama, Fantasia, EUA, 2011. Criação: David Benioff, D.B. Weiss. Elenco: Peter Dinklage, Lena Headey, Emilia Clarke, Kit Harington, Sophie Turner, Nikolaj Coster-Waldau, Maisie Williams. Disponível na HBO e no Now.

Sinopse: Ambientada nos fictícios continentes de Westeros e Essos, que lembram os territórios do Reino Unido e da Europa, a trama acompanha o conflito de nobres famílias pelo chamado Trono de Ferro; quem senta lá comanda os Sete Reinos. Game of Thrones é a série mais premiada da história do Emmy, com 38 estatuetas. Pelas sete temporadas, recebeu 110 indicações.

Por que assistir: Com tudo que uma atração da HBO tem direito, muito sexo e violência, GoT esbanja grandiosidade, da longa lista de personagens a locações estupendas, pinçadas de lugares remotos na Europa. As intrigas das famílias são bem apresentadas e elementos fantasiosos, como dragões e zumbis de gelo, dão um charme a mais.  

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Renúncia bombástica

O presidente da ESPN, John Skipper, em evento da NBA; executivo deixa o cargo - Divulgação/NBA O executivo John Skipper, de 61 anos, renunciou ao cargo de presidente da ESPN norte-americana para tratar de um problema de "abuso de drogas". A notícia bombástica agitou a mídia dos Estados Unidos nesta segunda ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você gostaria que substituísse Cátia Fonseca no Mulheres?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook
Fechar