Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Shazam 2 se esquiva de fracasso de Adão Negro com boa comédia pastelão

Divulgação/Warner Bros.

Zachary Levi em cena de Shazam! Fúria dos Deuses

Zachary Levi em cena de Shazam! Fúria dos Deuses; filme estreia nos cinemas nesta quinta (16)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 16/3/2023 - 6h25

Mais novo projeto da DC para os cinemas, Shazam! Fúria dos Deuses (2023) estreia nesta quinta-feira (16) em meio a incertezas. Após o fracasso de Adão Negro (2022) e a grande reformulação do estúdio anunciada pelos chefões novos James Gunn e Peter Safran, o longa chega aos cinemas sem a definição de que ainda faz parte dos planos.

Confirmada após o sucesso de Shazam! (2019), a sequência sofreu com adiamentos por causa da pandemia de Covid-19 e indefinições nos bastidores. Com o DCU (Universo Compartilhado DC) em crise e vendo a rival Marvel dominar as bilheterias e discussões da cultura pop, Gunn e Safran foram convocados para estancar a sangria e reorganizar os planos do estúdio.

No futuro próximo, personagens como Superman e Batman serão reescalados em novos filmes --a franquia com Robert Pattinson continuará existindo em um universo paralelo ao "oficial" da DC--, enquanto heróis como Mulher-Maravilha, Flash e Aquaman seguem com o futuro incerto. Shazam, mesmo que de forma não oficial, se encaixa no segundo grupo.

Com tantas incertezas, Shazam! Fúria dos Deuses poderia ser um filme fora do tom. Afinal, o personagem vivido por Zachary Levi faz parte do agora antigo DCU e habita o mesmo universo de Adão Negro, escanteado após a péssima bilheteria e as "demissões" de Dwayne Johnson e Henry Cavill. O resultado, no entanto, é supreendentemente positivo.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS. DISCOVERY

Cena de Shazam! Fúria dos Deuses

Situado alguns anos após o primeiro longa, Fúria dos Deuses é uma clara tentativa do diretor David F. Sandberg de priorizar e aumentar o que deu certo no original. Dessa forma, a comédia pastelão e a dinâmica entre o núcleo jovem de personagens ganham ainda mais destaque no novo filme.

Se Shazam! divertiu ao colocar o garoto Billy Batson (Asher Angel) no corpo de um herói adulto (Levi), a sequência investe ainda mais nessa dinâmica. Apesar de carregar a responsabilidade de proteger a população de Filadélfia (EUA), o protagonista encara problemas como insegurança e síndrome de impostor, além da óbvia fixação por mulheres bonitas.

Do elenco secundário, Jack Dylan Grazer continua sendo um dos grandes destaques com seu Freddy Freaman. Agora um herói como Billy, ele faz de tudo para se desvencilhar de suas obrigações para com a família para trilhar o seu próprio caminho como salvador da pátria. A chegada de Anthea (Rachel Zegler) como seu interesse amoroso enriquece ainda mais sua jornada e faz com que ele protagonize algumas das sequências mais engraçadas do longa.

O núcleo de Anthea, infelizmente, é o ponto fraco de Shazam! Fúria dos Deuses. O trio antagonista formado por ela, Hespera (Helen Mirren) e Kalypso (Lucy Liu) carece de química, e em nenhum momento parece se encaixar no tom leve do filme.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS. DISCOVERY

Lucy Liu e Helen Mirren em Shazam!

Nem o fato de serem duas atrizes veteranas da indústria salva suas atuações do desastre. Embora Helen ainda consiga escapar com algumas sequências cômicas --a atriz parece claramente estar se divertindo com baboseiras de heróis--, Lucy Liu faz com que o nível despenque de forma agressiva. Várias cenas com a estrela de As Panteras beiram o constrangedor e atrapalham principalmente o último ato do filme.

Ainda que tropece em cenas de ação preguiçosas e pouco criativas para um filme de grande orçamento, Shazam! Fúria dos Deuses é competente ao abraçar seu lado galhofa. Após o fracasso com Adão Negro, é bom ver um personagem que saiba usar a comédia pastelão antes de sua possível despedida definitiva do universo DC nos cinemas.

Assista ao trailer legendado do filme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.