BINGO: O REI DAS MANHÃS

Representante do Brasil no Oscar, filme sobre vida secreta do Bozo chega à TV paga

Divulgação/Warner Bros.

Vladimir Brichta como o palhaço Bingo em cena do filme: parece o Bozo, e meio que é mesmo - Divulgação/Warner Bros.

Vladimir Brichta como o palhaço Bingo em cena do filme: parece o Bozo, e meio que é mesmo

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 07/12/2017, às 14h30

Escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro, Bingo: O Rei das Manhãs ainda está em cartaz em algumas salas de cinema, mas chega nesta quinta-feira à TV paga. O longa conta a história secreta de Arlindo Barreto, que interpretou o palhaço Bozo. Ícone das crianças na década de 1980, o ator levava uma vida nada infantil, com muitas drogas e orgias.

As cenas mais pesadas são baseadas em histórias que realmente aconteceram com Barreto, mas algumas situações foram exageradas para se tornarem mais tragicômicas. O ex-palhaço largou os vícios e hoje trabalha como pastor evangélico _mas revisitou o passado para ajudar o elenco a se preparar.

No filme, por questões de direitos de propriedade intelectual, alguns nomes foram trocados. Bozo, por exemplo, virou Bingo. A única personagem que aparece com seu nome real é a dançarina Gretchen, uma das várias mulheres com quem o palhaço se envolveu.

Protagonista do longa, Vladimir Brichta não foi a primeira escolha do diretor Daniel Rezende para o papel de Augusto: Wagner Moura chegou a fechar contrato, mas precisou abandonar a produção por problemas na agenda. O elenco conta ainda com Domingos Montagner, palhaço na vida real, em um de seus últimos trabalhos.

Confira cinco curiosidades sobre Bingo: O Rei das Manhãs, que está disponível para locação no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV.

anderson borde/agnews

Depois de abandonar o longa, Wagner Moura indicou o amigo Vladimir para assumir seu papel

Protagonista na camaradagem
Antes de Vladimir Brichta assumir a maquiagem e as roupas coloridas de Bingo, o papel do palhaço viciado seria de Wagner Moura, que já tinha trabalhado anteriormente com o diretor Daniel Rezende _antes de estrear na direção, ele foi editor de Tropa de Elite (2007). Porém, por causa da agenda de gravação e divulgação de Narcos, Moura precisou abandonar o elenco. Ele mesmo indicou Brichta, seu amigo pessoal, para o papel. A substituição deu certo, e o ator foi muito elogiado por conseguir equilibrar o drama e a comédia do papel.

divulgação/warner bros.

O diretor Daniel Rezende (à dir.) passa instruções para Brichta: segunda chance no Oscar

Experiência dourada
Ainda neste mês, sairá uma pré-lista com os nove filmes estrangeiros que seguem na disputa por uma vaga no Oscar do ano que vem. São 92 longas, um recorde da categoria. O Brasil, porém, tem uma vantagem: Daniel Rezende já foi indicado à estatueta dourada em 2004, pela edição de Cidade de Deus (2002). Acabou derrotado pelo blockbuster O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), mas deixou seu nome marcado entre os votantes do prêmio.

rogério resende/R2foto/divulgação

Criatura e criador: o ator Vladimir Brichta posa com Arlindo Barreto na pré-estreia de Bingo

Não é mera coincidência
Algumas cenas chocantes de Bingo, que mostram o palhaço se drogando antes de gravar o programa e seu nariz sangrando no ar, não ocorreram como são relatadas no filme. "Isso aconteceu em casa. Mas dei liberdade para criarem. É tudo verdade, e não é", disse Barreto, aos risos, para o jornal O Globo. Outras passagens, porém, são retratadas com exatidão pelo longa: "Eu realmente consultei um palhaço no começo. Era um ator shakespeariano que tinha de fazer criança rir".

divulgação/warner bros.

A atriz e cantora Emanuelle Araújo interpreta a cantora e dançarina Gretchen no longa

Conga, la conga
Emanuelle Araújo surge no longa como a dançarina Gretchen, que teve um envolvimento amoroso com Arlindo Barreto e, na ficção, vive um affair com o personagem de Brichta. Mas a cantora e atriz é a única que aparece no longa com o nome de verdade. Arlindo virou Augusto Mendes e sua mãe, a atriz Márcia de Windsor (1933-1982), é rebatizada como Marta Mendes. Já o criador americano do Bozo, Larry Harmon, no filme se chama Peter Olsen e é vivido pelo dinamarquês Soren Hellerup.

reprodução/warner bros.

Domingos Montagner (à dir.) faz participação como o palhaço mentor de Bingo: in memoriam

Despedida de Montagner
Morto em 15 de setembro do ano passado, afogado nas águas do rio São Francisco, o ator Domingos Montagner (1962-2016) surge em Bingo: O Rei das Manhãs como o palhaço Aparício, que vira mentor de palhaçada do intérprete de Bingo. Fora das telonas, Montagner iniciou sua carreira como artista circense e continuou trabalhando como palhaço mesmo depois de fazer sucesso na TV.

Notícias da TV Recomenda

Bingo: O Rei das Manhãs

Bingo: O Rei das Manhãs

Ficha técnica: Drama. Brasil, 2017, 111 min. Direção: Daniel Rezende. Elenco: Vladimir Brichta, Leandra Leal, Emanuelle Araújo, Tainá Müller, Domingos Montagner. Disponível para locação no Now.

Sinopse: Na década de 1980, o ator Augusto Mendes era o ídolo das crianças na pele do palhaço televisivo Bingo. Nos bastidores, porém, ele levava uma vida nada adequada para o público infantil, regada a muitas drogas e orgias. O filme mostra o lado sombrio de Bingo: pai ausente, filho problemático e amante abusado.

Assista agora no NOW

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Vikings

Vikings

Ficha técnica: Aventura, Histórico, Irlanda/Canadá, 2013. Criação: Michael Hirst. Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Gustaf Skarsgård, Alexander Ludwig. Disponível no Now.

Sinopse: A série mostra a história do viking Ragner Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais conhecidos heróis nórdicos e considerado o flagelo da Inglaterra e da França. Entre o romance com Lagertha (Katheryn Winnick) e a relação com os três filhos, há guerras, destruição e muita pilhagem.

Por que assistir: A primeira produção de ficção do History Channel já foi indicada a 11 categorias técnicas do Emmy, de efeitos especiais a maquiagem, mas também chama a atenção por seu elenco: a quinta temporada conta com o reforço de Jonathan Rhys Meyers, ganhador do Globo de Ouro e do festival de Monte-Carlo. Com muita violência e mulheres empoderadas, a série tem atrativos para todos os públicos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Amor acaba

Gillian Jacobs e Paul Rust em Love; comédia termina com a terceira temporada - Divulgação/Netflix A terceira temporada de Love será a última. A comédia da Netflix, do showrunner Judd Apatow (Girls), retornará com novos episódios em 9 de março, com a oportunidade de dar um desfecho apropriado à história ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você gostaria que substituísse Cátia Fonseca no Mulheres?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook