Tereza Seiblitz

Protagonista de Explode Coração volta para a faculdade e não vê mais novelas

Reprodução/Facebook

A atriz Tereza Seiblitz, que interpretou a cigana Dara na novela Explode Coração (1995) - Reprodução/Facebook

A atriz Tereza Seiblitz, que interpretou a cigana Dara na novela Explode Coração (1995)

FERNANDA LOPES - Publicado em 31/01/2018, às 06h20

No início dos anos 1990, Tereza Seiblitz era tão requisitada para trabalhos na Globo que precisou largar a faculdade de Letras. Entre outros papéis, teve destaque na pele da cigana Dara, a protagonista de Explode Coração (1995), novela de Gloria Perez que começou a ser reprisada no canal Viva na segunda-feira (29). Hoje, a atriz de 53 anos está de volta à universidade e se dedica aos estudos para realizar o sonho de ser mestre em literatura. E não tem tempo para ver novelas.

"Quando comecei a trabalhar na TV, tinha feito dois anos de Letras, mas fui parando e larguei a faculdade. Em 2012, resolvi prestar vestibular de novo, achando que não ia passar. Entrei na PUC-Rio, fui supernerd, me formei. Depois fiz a prova do mestrado e estou no primeiro ano, em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. É um estudo que de alguma maneira complementa minha vida como atriz. Hoje em dia, não vejo novela, não tenho tempo. É difícil estudar e poder ver novela", conta. 

Tereza não liga, mas os filhos dela ficam animados para vê-la em reprises na televisão. A atriz só fez quatro novelas na vida: Barriga de Aluguel (1990), Pedra Sobre Pedra (1992), Renascer (1993) e Explode Coração. 

Divulgação/TV Globo

Tereza Seiblitz caracterizada como a cigana Dara

Na trama de Gloria Perez, Dara era uma cigana que tinha orgulho de sua cultura mas, ao mesmo tempo, queria quebrar tabus, estudar e escolher o próprio marido. A atriz jura que é reconhecida até hoje nas ruas e que a personagem continua no imaginário popular.

"As pessoas nunca esqueceram a Dara, eu sempre tive muito reconhecimento. A personagem tem uma coisa interessante porque ela faz parte do imaginário feminino poderoso. As ciganas são muito fogosas, é um povo temperamental, expressivo. Tanto é que muitas pombagiras são ciganas. Estou cansada de ver várias Daras em tudo quanto é loja de umbanda, acho muito bonito. Muito bom que estejam reprisando a novela", declara.

divulgação/tv globo

Em Explode Coração, Tereza Seiblitz interpretava a filha do personagem de Paulo José

Longe da TV
Apesar do sucesso em Explode Coração, Tereza decidiu não seguir carreira como uma das principais mocinhas da Globo. Após a novela, ela morou cerca de um ano e meio na França, onde estudou teatro e atuou em companhias locais. Depois, passou dois meses na África.

"Tinha outras pesquisas pra fazer na vida. Fui recebendo menos convites para a televisão. Mas não foi uma decisão deliberada, de não fazer mais novela. Sou muito feliz com as coisas que fiz", explica. 

De 1998 (quando voltou para o Brasil) para cá, Tereza atuou em minisséries como Hilda Furacão (1998) e Amazônia - De Galvez a Chico Mendes (2007), em Malhação (2002) e fez participações em programas como Você Decide (1999) e Linha Direta (2005). Seu último trabalho na TV foi Milagres de Jesus (2014), da Record.

Sem convites para novelas e sem procurar novos papeis, Tereza está desenvolvendo um monólogo para teatro, mas se diz imersa mesmo na vida acadêmica. Ela está começando a escrever sua dissertação de mestrado e não descarta trabalhar como professora. 

"Por enquanto, minha ideia é tocar o mestrado, que é uma empreitada. Mas eu dei aula durante muito tempo e gostava muito, os alunos também me davam um retorno bom. E [o curso de] Artes Cênicas na PUC é dentro de Letras; então, como já estou lá, talvez faça uma ponte. A docência me interessa, sim. Essa área da academia não é empoeirada; por onde tenho circulado, está bastante ativa, movimentada", afirma. 

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga

Ficha técnica: Baby Driver. EUA/Reino Unido, 2017, 112 min. Direção: Edgar Wright. Elenco: Ansel Elgort, Jon Bernthal, Jon Hamm, Eisa González, Lily James, Kevin Spacey. Disponível no Now.

Sinopse: Baby (Elgort) é um jovem com problemas auditivos que se revela um ás no volante _desde que esteja ouvindo a música correta. Sua habilidade atrai a atenção do criminoso Doc (Spacey), que o chama para ser seu motorista de fuga. Pronto para seguir em frente com sua vida, Baby aceita participar de um último roubo.

Por que assistir: Com a direção do inglês Edgar Wright (de Todo Mundo Quase Morto e Scott Pilgrim Contra o Mundo), Em Ritmo de Fuga respira cultura pop na trilha sonora e no visual. Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, Ansel Elgort consegue provar que tem talento para ser o novo astro de Hollywood, mesmo cercado de grandes nomes. O longa também foi nomeado a três Oscars: edição, mixagem de som e edição de som.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Vingança de sucesso

Rafael Cardoso e Bianca Bin no centésimo capítulo de O Outro Lado do Paraíso - Reprodução/TV Globo O Outro Lado do Paraíso chegou ontem (15) ao capítulo de número 100 com média de 35,8 pontos na Grande São Paulo. É o melhor desempenho de uma novela das nove em 100 episódios desde ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Depois de Ana Paula, quem merece sair do BBB com maior rejeição?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook