Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM OPORTUNIDADE

Com dificuldades motoras, Lolita Rodrigues se isolou com a filha após novela da Globo

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lolita Rodrigues está com uma das mãos na cabeça, em sinal positivo

Lolita Rodrigues (1929-2023): atriz reclamou de não conseguir trabalhar e expôs falta de oportunidade

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/11/2023 - 14h37

Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, na Paraíba, vítima de pneumonia aos 94 anos. A atriz, cantora e apresentadora se afastou da televisão após sua última novela na Globo, Viver a Vida (2009). Na época, aos 80 anos, a artista enfrentava dificuldades motoras e não conseguia mais viver sozinha. Com a saúde debilitada, ela decidiu se aposentar da TV.

Ela se isolou com a família num apartamento à beira-mar e disse que preferiria passar o restante do tempo cuidando de sua saúde enquanto descansava. A médica Silvia Rodrigues, única filha de Lolita, já morava em João Pessoa quando a atriz quis ir embora. Sua carreira estrondosa de mais de 60 anos se concentrou no eixo Rio-São Paulo.

Em entrevista ao Notícias da TV em 2015, ela revelou que não tinha mais oportunidades de trabalho. "O que vou fazer na TV agora? Não tem papel para velhos. A velhice é uma indignidade. Ninguém vai me ligar para me convidar", lamentou.

Sonhava em ser atriz e consegui. Acabei virando também apresentadora. Quando não estava no programa, estava fazendo novelas. Amava e amo, mas não dá mais. Tenho dificuldade para andar, uso bengala, moro longe e não tenho mais condições ficar na ponte aérea.

"Tenho tudo que velho tem: osteoporose, fibromialgia, diabetes, pressão alta etc. Acordo pensando: 'Deus, que dor eu vou sentir hoje?'. A Hebe, quando já estava bem mal, me disse, quase em tom de despedida: 'Você tinha razão. Envelhecer é uma indignidade'. E é mesmo! Não é a melhor idade coisa nenhuma. A melhor idade é quando a gente está jovem", disparou.

Lolita também reclamou de outro problema de ficar mais velha. "É muito triste ver as pessoas queridas indo embora. Fiquei muito abalada com a morte da Yoná Magalhães [1935-2015], uma pessoa muito maravilhosa, e também do meu grande amigo Elias Gleizer [1934-2015] e tantos outros. Isso é uma tristeza", acrescentou.

Lolita foi fotografada em 2017 no espetáculo Hebe, o Musical, em São Paulo. Essa foi sua última aparição pública. A artista não tinha redes sociais, mas participou ativamente das campanhas em prol da vacinação contra a Covid-19. Em 2021, ela enviou uma foto à Globo e disse que estava bem de saúde.

Quem é Lolita Rodrigues?

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, de nome artístico Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo. A atriz, apresentadora e cantora era filha de espanhóis e teve a carreira marcada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em Sassaricando (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia), que mais tarde inspirou o remake Haja Coração (2016).

Já na novela Terra Nostra (1999), também fez uma espanhola e mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista deu vida a Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009), escrita por Manoel Carlos.

Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi no lançamento da novela Flor do Caribe (2013), enquanto ainda não havia se mudado para a Paraíba. Ela foi embora para João Pessoa em julho de 2015, e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.