Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CALDEIRÃO

Velharia? Mion tem de explicar função de objeto muito comum, mas já esquecido

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O apresentador Marcos Mion com expressão de dúvida no Caldeirão

O apresentador Marcos Mion no Caldeirão deste sábado (14); ele explicou como funciona lista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2024 - 17h44

O apresentador Marcos Mion interrompeu o Caldeirão deste sábado (14) para explicar aos telespectadores mais novos a função de um objeto que era muito comum nas casas brasileiras até os anos 90. Ele dedicou alguns minutos a detalhar o funcionamento das listas telefônicas, que viraram uma raridade nos dias atuais.

O assunto foi abordado pela dupla Guilherme e Santiago, que utilizou o catálogo justamente para criar os seus nomes artísticos. Eles, na verdade, se chamam Herickson e Henzzo Cardoso.

“Eu olhei a lista telefônica e fui passando. Só que do A para o S demora, né (risos). Foram vários meses. Começamos como Guilherme e Thiago, mas com TH. Depois, arrancamos o H", explicou o sertanejo, que participou do quadro Segue o Som.

Mion, então, dedicou alguns instantes para explicar aos mais novos o que foram as listas telefônicas:

Para toda uma geração que não entendeu o que a gente estava falando, a lista telefônica era um livro que você tinha na sua casa e simplesmente tinha o telefone de todo mundo. Você podia pegar, buscar e achar o número até do Lúcio Mauro Filho.

As listas telefônicas acabaram perdendo força com a popularização da telefonia móvel, já que os aparelhos celulares já traziam desde o início a função de guardar o número dos contatos. Outro fator foi o abandono dos telefones fixos, cada vez mais raros nas casas brasileiras.

Algumas questões legais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), acabaram dificultando a vida das empresas que produziam os catálogos. Afinal, hoje em dia, seria necessária a autorização de cada um dos titulares das linhas, o que aumentaria consideravelmente os custos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.