Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Locutores vs Atores

Uso de ator em chamadas da Globo é 'criminoso', diz sindicalista

Reprodução/Facebook

A dubladora e locutora Mabel Cezar, nova voz-padrão feminina de chamadas da Globo - Reprodução/Facebook

A dubladora e locutora Mabel Cezar, nova voz-padrão feminina de chamadas da Globo

GILVAN MARQUES

Publicado em 22/10/2013 - 16h35
Atualizado em 24/10/2013 - 12h17

Locutores estão furiosos com a Globo porque a emissora está utilizando atores, sem registro profissional de locução, para fazer chamadas de programas.

O registro, chamado de DRT, é fornecido pela Delegacia Regional do Trabalho. É obrigatório para o exercício da função de locutor.

Diretor administrativo da Ablap (Associação Brasileira de Locutores, Apresentadores e Produtores de Rádio e TV), Carlos Silva reclama que os artistas da Globo estão exercendo indevidamente o trabalho de locutores.

“Acho que a busca da emissora pela classe C e outros públicos, como o feminino, é legítimo, mas o que me incomoda é que eles [os artistas] não possuem o DRT [para locucão]”, afirma.

Já Alexandre Samuel Oleto, diretor-executivo do Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo, vai além. Diz que isso se configura como “ato criminoso”.

“O sindicato repudia toda e qualquer empresa de comunicação que coloca pessoas no lugar de profissionais devidamente capacitados. Utilizar profissionais sem DRT é um ato criminoso e um exercício ilegal da profissão”, esbraveja o sindicalista.

A Globo tem diminuído o espaço de sua voz padrão, o locutor Dirceu Rabelo, e aumentado cada vez mais a participação de atores e atrizes como Danton Oliveira, Marília Pêra e Danton Mello. Todos eles já fizeram chamadas de programas da Globo.

O movimento provoca discussões e incômodos.

Outros locutores ouvidos pelo Notícias da TV dizem não se importar com a concorrência “pontual”, mas temem que a ação da Globo vire “moda” no mercado, e outras emissoras passem a copiá-la.

Procurada pela reportagem, a Central Globo de Comunicação disse apenas não ter “conhecimento [do assunto]”.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.