REVOLTA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tati Machado e seu professor, Diego Maia, venceram a Dança 2024 por critério de desempate
A vitória de Tati Machado na Dança dos Famosos 2024 dividiu o público do Domingão com Huck. Enquanto os fãs da jornalista comemoraram o título, seguidores de Amaury Lorenzo reclamaram do resultado --já que o ator só perdeu o troféu nos critérios de desempate, que deram mais peso ao voto do público do que à opinião de especialistas.
Se o júri técnico valesse mais do que a plateia e os espectadores de casa, o Ramiro de Terra e Paixão (2023) teria vencido. Ele perdeu apenas um décimo de Carlinhos de Jesus no tango e recebeu uma avaliação perfeita no samba, enquanto Tati levou 9,9 dos três jurados em sua primeira apresentação e teve nota máxima na segunda.
"Marmelada! A Tati não teve as melhores notas do júri técnico hoje! O voto do público não deveria ser critério de desempate, e sim dos jurados técnicos, porque não é concurso de popularidade. Amaury muito melhor e consistente! Merecia muito mais!", reclamou Natrya Canaan no X.
"Essa Dança dos Famosos foi a mais ridícula e roubada da história do Domingão! Vergonhoso o roubo! Lucy Alves ou Amaury mereceram muito mais o prêmio! Vergonha alheia, Rede Globo! Que marmelada tosca! Tati Machado nunca", disparou Edu Soares na rede social.
"Era para o Amaury ter ganhado, sim! Ele levou as melhores notas do júri técnico", observou o perfil Tainara sem H e Y, que chegou a admitir a irrelevância de seu comentário em um panorama maior: "Tô revoltada por uma coisa que interfere um total de zero coisas na minha vida (risos)".
Apesar da revolta do fã-clube de Amaury Lorenzo, o fato é que a Dança dos Famosos dá até pouco valor para a opinião do público de casa --que só participa efetivamente da final ao vivo. No exterior, o poder de quem tem o controle remoto é muito maior.
No formato internacional do Dancing with the Stars (que foi livremente adaptado pela Globo no Brasil), os votos dos espectadores equivalem a 50% de todas as decisões, e as notas do júri correspondem aos outros 50%. Isso significa que nem sempre os melhores dançarinos avançam na disputa.
No Strictly Come Dancing, versão britânica da competição e que deu origem a todas as outras espalhadas pelo mundo, a importância do público cresce ainda mais na final. Por lá, os jurados dão notas que não têm valor nenhum e servem apenas como um guia para quem vota. O campeão é 100% decidido por quem assiste ao reality.
O critério, muitas vezes, acaba dando o título não para o melhor dançarino, mas para quem teve a maior evolução durante a temporada. Foi assim na edição mais recente, no ano passado, quando o astro de musicais Layton Williams foi superado pela atriz de novelas Ellie Leach. Ou em 2018, quando a dançarina profissional Ashley Roberts (do grupo The Pussycat Dolls) perdeu para a jornalista Stacey Dooley.
No fim das contas, a final da Dança dos Famosos é, sim, um concurso de popularidade. O que não tira o mérito de Tati Machado --ela, afinal, conseguiu se classificar para a decisão por causa das boas apresentações que fez ao longo de toda a competição, e voltou a fazer bonito ontem. E, convenhamos, saber que você também caiu nas graças do público é uma vitória extra para pessoas que dependem de uma boa aceitação para seguir trabalhando.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.