Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

LUTO E ACOLHIMENTO

Sem Tati Machado, Saia Justa faz edição ao vivo sobre perda de entes queridos

REPRODUÇÃO/GNT

Eliana Michaelichen tem expressão séria no cenário do Saia Justa

Ao vivo, Eliana Michaelichen mandou mensagem de apoio para Tati Machado no Saia Justa

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/5/2025 - 22h51
Atualizado em 14/5/2025 - 23h30

Pouco mais de 24 horas depois de Tati Machado revelar a perda gestacional de seu bebê, o programa Saia Justa --do qual ela participa-- realizou uma edição ao vivo dedicada ao luto e ao acolhimento de quem sofre com a morte de entes queridos. Eliana Michaelichen revelou que a equipe cogitou cancelar o programa desta quarta (14), mas decidiu seguir em frente para dar apoio a quem precisa.

"Hoje o Saia Justa começa diferente. Estamos muito tristes. Como vocês sabem, estamos ao vivo, com a missão desafiadora de cumprir o nosso papel de toda quarta-feira. E hoje, especificamente, trazer informação e conhecimento para vocês sobre um assunto delicado, relacionado com algo muito difícil de acreditar que aconteceu com a nossa amada Tati, como vocês puderam acompanhar nas notícias dessa semana", iniciou a apresentadora, com tom emocionado.

"Para quem estava acompanhando sua alegria luminosa nos últimos meses, essa dor é inimaginável. A gente se questionou aqui se a gente faria esse programa hoje. A gente pensou em não fazê-lo", admitiu ela.

"Mas pelo histórico do Saia Justa e pela relevância que ele tem nos assuntos femininos, o GNT decidiu abrir esse espaço para informar e ser instrumento nessa noite de apoio a quem precisa", continuou Eliana.

"Por isso, hoje, contamos com a ajuda importante da psicóloga Heloisa Salgado, fundadora do Instituto do Luto Perinatal, e de Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, para nos orientar. Obrigada por vocês estarem aqui, também nos acolhendo nesse momento de dor", seguiu a comandante do Saia Justa.

"Assim como a Tati e o Bruno [Monteiro], marido dela, o casal de atores Micheli Machado e Robson Nunes também perdeu nessa semana o seu bebê na reta final da gravidez. Para eles e para todas as famílias que estão vivendo essa dor, recebam todo o nosso carinho", dedicou Eliana, que começou o debate com uma pergunta carregada. "O luto e a morte fazem parte da vida de todos nós. Por que é tão difícil falar sobre esse assunto?"

Depois, a apresentadora ressaltou que existe uma palavra para descrever os filhos que perdem os pais, "órfão", mas que não se lembra de nenhum termo para pais que perdem os filhos. Heloisa Salgado explicou que é porque é algo "inominável" e que dar um nome seria visto como uma possibilidade de atrair, já Dunker apontou que isso é algo que contraria a ordem natural das coisas.

Eliana Michaelichen tentou deixar claro que é importante a discussão do tema no Saia Justa, apesar de a perda de Tati ainda ser recente. "Um programa como esse, hoje, que a gente resolveu falar, ampliar esse assunto, é de extrema necessidade", apontou ela para Christian Dunker.

"E deveria ter mais! Rito, possibilidade de a gente falar, de a gente viver a tristeza de forma comum, que isso possa ser compartilhado e generalizado, porque muitas mulheres têm isso nas costas, sozinhas, e só conseguem se autorizar a falar quando outra abre", concordou o psicanalista.

"A gente celebra tanto a vida, os nascimentos, e na hora que isso acontece, a gente se cala, é como se não pudesse falar. Como você guarda isso por muito tempo e não tem coragem de falar, ou tem medo, ou tem vergonha. Vira aquele segredo de família, é muito difícil compartilhar isso", provocou Erika Januza.

No fim da atração, Dunker apontou a importância de quem sofre uma perda tão grande ter uma rede de apoio com ela. "Eu tive aqui nesse programa um momento muito difícil, onde a gente não podia soltar a mão um do outro. E eu queria fazer uma homenagem pra Tati, convidando vocês pra gente dar as mãos e simplesmente estar juntos", disse ele, que fez uma roda no estúdio.

reprodução/gnt

Elenco do Saia Justa se deu as mãos no fim da edição

"Tati, Bruno, recebam todo o meu carinho, o meu amor, e que esse programa aqui, através de você, tenha servido mesmo de instrumento de informação e de amor para tantas outras famílias", se emocionou Eliana. "Que a Nossa Senhora possa confortar, na medida do possível, o coração de vocês. Fiquem com Deus, uma boa noite e um beijo na família."

Por conta da edição ao vivo, no lugar da pré-gravada com antecedência, a estreia de Juliette, programada para esta semana, foi adiada. A cantora não pôde comparecer aos estúdios do GNT nesta quarta, deixando Eliana apenas com Erika Januza, Bela Gil e os dois convidados da noite. A ausência da campeã do BBB, porém, não foi justificada pelas apresentadoras.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.