Show de queda

Sem Gloria Maria, Fantástico perde um a cada três telespectadores

João Miguel Júnior/TV Globo

A jornalista Gloria Maria no cenário do Fantástico em 2007, quando deixou o programa para ano sabático - João Miguel Júnior/TV Globo

A jornalista Gloria Maria no cenário do Fantástico em 2007, quando deixou o programa para ano sabático

DANIEL CASTRO - Publicado em 28/10/2013, às 19h01 - Atualizado às 19h43

Principal programa das noites de domingo da Globo, o Fantástico perdeu um a cada três telespectadores desde 2007, quando Glória Maria deixou a atração.

Naquele ano, o Fantástico cravou media de 28,2 pontos na Grande São Paulo. Em 2013, até outubro, o programa tem 19,4 pontos de média, sua pior marca em toda a história.

Ontem (27), mesmo com entrevista exclusiva com Roberto Carlos, o Fantástico registrou apenas 15,9 pontos, igualando recorde negativo de janeiro, mês em que o número de televisores ligados é menor, por causa das férias.

O Fantástico também perdeu audiência após a saída de Patrícia Poeta, em dezembro de 2011. Há dois anos, a média do programa foi de 21 pontos na Grande SP. A queda foi 7,6%.

Além de um menor número de televisores ligados (59% hoje contra 64% em 2007), o Fantástico enfrenta maior concorrência com canais pagos. A sigla OCN, pela qual o Ibope identifica os "outros canais" (canais por assinatura, abertos em UHF, parabólicas e até circuitos internos de vídeo), tinha 3,5 pontos em 2007. Em 2013, tem 8,5.

Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP em 2013. Em 2007, eram cerca de 55 mil.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook