IANARA GARCIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A jornalista Ianara Garcia ao vivo no Jornal Hoje desta quinta (29): muita fumaça e vento
A repórter Ianara Garcia passou por diversas dificuldades ao entrar ao vivo na tarde desta quinta (29) no Jornal Hoje. Ela estava no município de Chapada dos Guimarães, onde fica o parque nacional homônimo, para mostrar um dos focos de incêndio. O vento acabou a atrapalhando com muita fumaça. "É difícil respirar, os olhos ardem", relatou.
O estado é um dos mais atingidos pelas amplas queimadas, que atingem principalmente o cerrado. Até a cantora Anitta já gravou um vídeo para cobrar o governo mais ações para mitigar o problema ambiental.
Ianara estava em um dos focos na comunidade de São Jerônimo, que é uma das áreas rurais do município. "A gente fala ao vivo de um desses incêndios, a área está toda queimada, aqui mesmo queimou há pouco", explicou ela, mostrando a destruição deixada pelas chamas.
Segundo a profissional, as brigadas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão agindo em múltiplas frentes:
A prioridade dos brigadistas muda com o vento, porque ele empurra esse incêndio para outras direções. Há pouco, eles tiveram que fazer um contorno em torno de uma casa para que o fogo não a atingisse.
Além do parque nacional, o município ainda conta com diversos pontos turísticos, além de uma área urbana com diversos condomínios. "É um dos principais destinos turísticos do estado, o que é muito preocupante", continuou.
Por fim, Ianara pediu desculpas por estar ofegante, já que o vento havia trazido muita fumaça em sua direção. "É até difícil de respirar, os olhos ardem", disse ela, ao passar o bastão para o âncora César Tralli.
O Mato Grosso é um dos estados mais atingidos pelas queimadas, que chegaram a um número preocupante neste mês de agosto. A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, deve ir ao Congresso explicar o aumento expressivo nos incêndios florestais.
A ambientalista chegou a falar do "dia do fogo" para explicar o pico dos focos, acrescentando que o Governo Federal vai pedir investigações sobre possível ação criminosa por trás das chamas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.