EM MARÇO
REPRODUÇÃO/SONY PICTURES
Fernanda Torres como Eunice Paiva (1929-2018) em Ainda Estou Aqui, filme indicado ao Oscar
A cerimônia do Oscar 2025 acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O comediante Conan O'Brien será responsável por apresentar a edição deste ano. No Brasil, a premiação é transmitida pelo canal TNT na TV paga e na plataforma de streaming Max --o evento não deve ser exibido na Globo, já que os direitos são exclusivos Warner Bros. Discovery.
Leia também ->Veja a lista completa dos indicados ao Oscar 2025
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista final de indicados na manhã desta quinta (23). O brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, fez história ao ser indicado em três categorias: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres.
A filha de Fernanda Montenegro disputa a estatueta com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madson (Anora) e Demi Moore (A Substância).
Na categoria de melhor filme, também estão indicados Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked. Ainda Estou Aqui divide a categoria de melhor filme internacional com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
A última vez em que uma produção brasileira concorreu a melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil. Na época, Fernanda Montenegro também disputou a categoria de melhor atriz.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua interpretação como Eunice Paiva (1929-2018). O longa sobre a família Paiva concorre ainda como melhor filme em língua não inglesa no Bafta, considerado o "Oscar britânico".
Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva. O filme explora as memórias da família após o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971), durante a Ditadura Militar (1964-1985), e mostra a batalha de Eunice Paiva (1929-2018) para descobrir o que aconteceu com o marido.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.