Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEADA DO ANO

Público da Comic Con desconhece obra de Fernanda Montenegro: 'Menina da Globo'

Francisco Cepeda/AgNews

Fernanda Montenegro foi homenageada no primeiro painel da Comic Con, nesta sexta (8) - Francisco Cepeda/AgNews

Fernanda Montenegro foi homenageada no primeiro painel da Comic Con, nesta sexta (8)

FERNANDA LOPES

Publicado em 8/12/2017 - 14h39

Homenageada nesta sexta-feira (8) na Comic Con Experience por seus 70 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, Fernanda Montenegro foi a responsável por abrir os painéis do dia na feira de cultura pop realizada em São Paulo. Porém, o público geek, alvo do evento, mostrou não ter muita intimidade com os trabalhos da veterana _embora concorde que a atriz de 88 anos é de importância única para o cenário cultural brasileiro.

A fã paranaense Juliana Bronzel, de 28 anos, viajou de Campo Mourão para São Paulo para aproveitar os estandes do evento. Fã de Game of Thrones e da Mulher-Maravilha, ela não sabia que Fernanda seria a grande homenageada deste ano.

"Não acho que tem a ver com o evento, é mais uma coisa de quadrinhos, filmes, tudo geek. Até sei algumas coisas que ela fez, me lembro de ter visto, mas de cabeça não sei dizer", desconversou, ao ser questionada sobre a carreira da atriz.

Vitor Vedovelli, de 22 anos, estava acompanhado de sua amiga Luiza Parani, de 21, que fez cosplay de uma personagem de anime na feira de cultura pop. Ele considera que Fernanda é a "maior atriz do Brasil", mesmo sem lembrar uma única novela que ela fez.

"Ela foi indicada ao Oscar [por Central do Brasil, em 1999]. Não vou dizer que sou um fã que acompanha o trabalho dela, assisto eventualmente à novela, já assisti mais. Mas acho que é uma homenagem merecida", declara o jovem, que pretendia assistir ao painel de Power Rangers.

Fantasiado de estudante de Hogwarts, escola de bruxos da saga Harry Potter, Alison Vieira, de 21 anos, sabia que a homenageada do dia seria "a menina da Globo", mas considera que a Comic Con poderia dar espaço também para outros brasileiros mais contemporâneos, sucesso na internet. 

"É bom [Fernanda participar] porque ela é importante para a cultura brasileira, é interessante isso. Fora as novelas, não sei dizer nada do que ela fez. Acho que um bom homenageado brasileiro seria [o elenco de] Porta dos Fundos", diz. 

"Eles [organizadores do evento] poderiam fazer os dois: homenagear alguém mais antigo e alguém mais jovem, talvez um youtuber, para agradar o pessoal mais novo", sugere Maurílio Gonçalves, de 34 anos.

'É vital fazer arte no Brasil'
Para que o auditório lotado da Comic Con conhecesse mais o trabalho de Fernanda Montenegro, um grande clipe da atriz foi veiculado, com cenas de novelas como Brilhante (1981), Guerra dos Sexos (1983), Belíssima (2005) e do filme O Auto da Compadecida (1999), único trabalho que o público reconheceu na hora e aplaudiu.

No painel, Fernanda contou um pouco sobre o começo da carreira de atriz e revelou que também foi "nerd nos anos 1930" _era fã das histórias em quadrinhos de Flash Gordon e do herói Fantasma. 

Muito emocionada por estar falando para "tanta gente mais jovem", a atriz de O Outro Lado do Paraíso elogiou o autor Walcyr Carrasco pela oportunidade de ainda ter um bom papel na TV tão perto de completar 90 anos.

"Walcyr é extremamente sensível. Ele teve coragem de fazer novela em que todas as idades aparecem, mas os velhos têm um momento especial na história. Eu, Lima Duarte, Nathalia Timberg, Juca de Oliveira, nós somamos uns 500 anos, estamos inteiros, com papéis ótimos, nos encontrando. É um momento bonito para nós de 80 para 90 anos", afirmou.

Fernanda ainda deu um "conselho de avó" aos jovens, dizendo que procurassem mais informações sobre Nelson Rodrigues (1912-1980) e lessem as obras do autor. Ovacionada pela plateia, ela fez também um discurso político no palco.

"É vital fazer arte no país hoje, porque um país sem cultura, sem respeito pela cultura, é um país sem nação. Muito obrigada, só quero dizer que se eu cheguei a tudo isso, não cheguei aqui sozinha, ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Levem isso para suas vidas", recomendou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.