Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDIDOS NO CARNAVAL

Preocupados com a descontração, jornalistas da Globo esquecem a informação

Imagens: Reprodução/TV Globo

Chico Pinheiro dança para Celso Viáfora, Aílton Graça, Alemão do Cavaco e Monalisa Perrone - Imagens: Reprodução/TV Globo

Chico Pinheiro dança para Celso Viáfora, Aílton Graça, Alemão do Cavaco e Monalisa Perrone

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 25/2/2017 - 5h33

No esforço de mostrar a descontração tão procurada pelos noticiários da Globo, os jornalistas escalados para a cobertura do Carnaval de São Paulo se esqueceram de fazer o básico durante a primeira noite de desfiles: informar o público sobre o que estava sendo apresentado.

Apresentador da folia, Chico Pinheiro até arriscou passos de dança ao lado do comentarista Aílton Graça, enquanto Monalisa Perrone aproveitava a passagem de todas as escolas para dar "tchauzinhos" para os foliões do alto de seu estúdio de vidro. Em um momento de confissão, ela também revelou que levou duas horas para compor sua "boniteza" total. Chico, por sua vez, demorou apenas alguns minutos.

Diversão à parte, a dupla pouco explicou ao espectador sobre o significado dos carros alegóricos e das alas dentro dos enredos apresentados no Sambódromo do Anhembi. Limitava-se a elogiar a beleza dos carros e das fantasias.

No caso da escola Mocidade Alegre, que apresentou um enredo mais subjetivo, sobre vitória e força, a falta de informações dos apresentadores deixou o público sem entender elementos do desfile, como um menino de 7 anos, Thiago Modesto, que representava um malandro carioca na comissão de frente. Ele até subiu ao estúdio de vidro, mas não explicou sua fantasia _apenas "encantou" Chico e Monalisa pelo fato de desfilar há cinco anos.

Phelipe Siani bebe água no ar e faz oração por desfile bem-sucedido da Unidos de Vila Maria

Os repórteres não se saíram melhor na função. Escalado para acompanhar o relógio que marca o tempo do desfile de cada agremiação, Phelipe Siani se mostrou mais nervoso do que os próprios componentes. Para parecer descontraído, bebeu água durante uma de suas aparições, abraçou a presidente da Tom Maior, Luciana Silva, e até ajudou a fechar a portão que encerra a passagem da escola. 

Graziela Azevedo chegou a levantar a fantasia de dragão de um folião da Mocidade Alegre para conseguir entrevistá-lo. Como não encontrou o rosto do rapaz, questionou: "Lucas, cadê você? Aparece aqui para a gente te ver". 

Veruska Donato, por sua vez, parecia mais interessada em uma suposta nudez de rapazes no carro alegórico abre-alas da Acadêmicos do Tucuruvi. Com os homens no estúdio em silêncio, Monalisa tentou justificar: "É um olhar feminino, mas jornalístico. Afinal, o regulamento não permite entrar sem roupa".

Sabina Simonato exibe a flor arremessada por Elba Ramalho durante desfile da Tom Maior

Já Sabina Simonato fez questão de se agachar para pegar uma das flores arremessadas pela cantora Elba Ramalho para a plateia _homenageada pela Tom Maior. "Essa aqui já é minha", anunciou ao segurar uma.

Criticada em 2016 por suas entradas descontraídas demais, Michelle Barros surgiu mais contida neste ano. Já Márcio Canuto apareceu pouco nas arquibancadas do Anhembi _e, em sua primeira aparição, teve problemas com seu microfone e nada do que disse (ou gritou) foi captado.

Em uma rara tentativa de informar, logo no início da transmissão, Monalisa disse que a Tom Maior teve o melhor desempenho de sua história no ano passado, quando ficou na segunda colocação. Foi rapidamente corrigida: a escola foi vice apenas no Acesso, o que garantiu sua volta ao Grupo Especial.

Durante o desfile da Tucuruvi, Chico arriscou uma explicação para a falta de informações. "Nós passamos sete horas sentados aqui sem saber o que vai ser mostrado, tentando decifrar o que está na tela", disse. Não colou: a equipe recebe um caderno completo com as informações de cada escola e o que cada setor representa dentro do enredo apresentado.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.