SEGUNDO SOL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Paulo Vieira segura dreads usados por Emilio Dantas em Segundo Sol (2018) no Fantástico
Em alta na Globo e disputado a tapa por diferentes projetos, Paulo Vieira conquistou até a liberdade de zoar erros da própria emissora na frente das câmeras. Ele já fez isso nas últimas edições do prêmio Melhores do Ano e voltou a alfinetar uma decisão racista tomada pela direção na novela Segundo Sol (2018), de João Emanuel Carneiro --também responsável pela flopada Mania de Você.
No quadro Devolve Aí, que ele comanda no Fantástico desde a semana passada (2), o comediante contou neste domingo (9) a história de Lorena, de 41 anos, que teve algumas perucas roubadas pela prima, Patrícia, de 48.
Vieira conseguiu recuperar as madeixas para a "vítima" da parente, mas decidiu dar um prêmio de consolação para a "meliante". "Eu não vou deixar você sem cabelo. Eu trouxe outros cabelos lá da Globo para você, para você escolher usar", anunciou ele para Patrícia.
O comediante, então, começou a mostrar diferentes perucas que supostamente foram usadas por personagens icônicos da emissora. "Tem essa aqui da Perpétua [Joana Fomm], de Tieta [1989]. O cabelo da Lady Kate [Katiuscia Canoro, no Zorra Total] pra você usar, se você quiser. Não tô zoando, é o cabelo do Beiçola [Marcos Oliveira, em A Grande Família], mas você é tão bonita que talvez funcione", listou ele.
Na sequência, veio a crítica ao erro racista do folhetim de João Emanuel Carneiro. "Dreads da novela Segundo Sol, aquela da Bahia branca, que eles não podem mais usar. Se a gente quiser é até uma apropriação [cultural] boa pra gente fazer", ironizou Paulo Vieira.
Ele não parou por aí. "E o turbante do Carlinhos Brown, se você não quiser sair com cabelo nenhum, se der muito trabalho. Eu sei que o cabelo é a alegria e a autoestima da pessoa, não queria deixar você sem nada", finalizou.
Em 2018, quando Segundo Sol foi exibida, a trama foi bastante criticada por contar com um elenco majoritariamente branco, apesar de a história ser situada na Bahia, o Estado com a população mais negra do Brasil.
Até João Emanuel Carneiro admitiu que errou feio na história --mas apenas dois anos depois, em entrevista ao Conversa com Bial. "Eu acho que tá certo. Tem que dar voz aos negros, fazer a novela com mais atores negros. E nesse evento aí, nessa ocasião do Ministério Público no Segundo Sol, eu aprendi. Acho que foi uma lição pra mim", reconheceu o autor.
Sete anos depois, a situação das novelas da Globo é um pouco diferente. Atualmente, pela primeira vez na história, as três tramas em exibição são protagonizadas por mulheres negras: Duda Santos em Garota do Momento, Jéssica Ellen em Volta por Cima, e Gabz em Mania de Você.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.