Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NO GLOBOPLAY

Globo vai atrás de vítima de Robinho para documentário sobre caso de estupro

REPRODUÇÃO/RECORD

Robinho usa uma camisa branca e está na frente de uma cortina branca; ele está sério

Robinho durante entrevista ao Domingo Espetacular, da Record; caso de estupro terá documentário

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/10/2024 - 8h44

A Globo fez um documentário sobre o caso do ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho, condenado pela Justiça italiana por um caso de estupro coletivo em 2013. A produção, que estreia no próximo dia 30 no Globoplay, conta com uma entrevista com a vítima, identificada apenas como Mercedes.

Ela aceitou ter seu primeiro nome revelado, mas não mostrou o rosto, e a voz foi editada pela equipe da produção. O depoimento foi gravado inteiramente numa sala escura na Albânia.

"O tempo ajuda. O tempo é o melhor remédio. Mas não apaga. É uma coisa que você leva sempre dentro de você", disse a jovem em conversa em italiano com a produção da série. A fala antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

O primeiro episódio de O Caso Robinho, denominado Meu Nome é Mercedes, será dedicado a uma rememoração do crime pela própria vítima.

Segundo as investigações do Ministério Público italiano, a albanesa foi embriagada por Robinho e outros cinco amigos na madrugada de 22 de janeiro de 2013. Inconsciente, ela foi levada para o camarim de uma bote em Milão, na Itália. À época, a mulher tinha 23 anos.

Apenas o ex-jogador e Ricardo Falco foram condenados pelo crime de violência sexual pela justiça italiana em 2022 --os outros quatro homens acusados de participar do ato não puderam ser notificados, pois deixaram o país durante as investigações. O caso deles foi desmembrado do processo.

As condenações de Robinho e de Falco foram determinadas em terceira e última instância, ou seja, sem nova possibilidade de recurso. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que ele deveria cumprir a pena de nove anos em solo brasileiro, e, desde março desse ano, ele está na Penitenciária 2 de Tremembé (SP). 

Apesar disso, ele sempre negou ter cometido qualquer crime. O ex-jogador não deu entrevista para a produção da Globo. A emissora afirma que o procurou, assim como a mulher dele e os amigos implicados no caso, mas nenhum deles quis se pronunciar.

Os outros três episódios de O Caso Robinho exibirão também trechos da entrevista com Mercedes, além de detalhes da investigação e áudios de diálogos de Robinho com os outros envolvidos no crime. A produção apresenta ainda depoimentos de autoridades e testemunhas.

A série foi realizada pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Globo. A direção é de Rafael Pirrho e Carol Zilberman.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.