Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

NOVO PAPA

Globo copia TV espanhola e põe Tralli na Capela Sistina com IA no Jornal Hoje

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

César Tralli em realidade virtual na Capela Sistina, no Jornal Hoje

César Tralli no Jornal Hoje: âncora discursou sobre como ocorrerá a votação na Capela Sistina

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2025 - 14h43

A Globo recriou a Capela Sistina com a ajuda de inteligência artificial e realidade aumentada no Jornal Hoje desta terça (6). A tecnologia trouxe dinamismo à explicação de César Tralli, âncora do telejornal, sobre os próximos desdobramentos do conclave que começará na quarta (7) no Vaticano. Um método semelhante tinha sido usado no jornal espanhol Informativo, da emissora Telecinco.

Tralli apareceu em uma realidade aumentada dentro da capela. A técnica é utilizada com frequência nos estúdios do Fantástico para simular diversos cenários. "Agora eu te convido para visitar e entrar na Capela Sistina. A gente reproduziu aqui de forma virtual. Muito bem-vindo", convidou o jornalista.

"Aproveita que essa aqui ainda está aberta, pode entrar. É aqui que o conclave acontece. Uma das capelas mais importantes e bonitas do mundo. Fica no Palácio do Vaticano", explicou César Tralli.

Diferentemente da Globo, a Telecinco usou uma realidade aumentada para colocar o âncora de seu telejornal caminhando pelas ruas do Vaticano. Nas sequências gravadas, ele apareceu dentro da Capela Sistina de forma real. Já a tecnologia da emissora brasileira é um cenário em 3D.

Saiba os detalhes do Conclave

Os cardeais ficam espalhados por bancadas e mesas que foram instaladas na Capela Sistina. A cada votação, cada um deles escolhe o nome do candidato em uma cédula e caminha até uma mesa onde ficam os escrutinadores. Cada votante coloca a cédula no prato dourado, e ela desliza para o interior da urna.

Existem três urnas. Na do meio são depositados os votos dos cardeais que não tiverem condições eventuais de saírem da Casa Santa Marta, onde estão hospedados. Por último, todas as cédulas são transferidas para a terceira urna.

No fim de cada rodada, esses votos são lidos em voz alta. As cédulas vão para um forno instalado dentro da Capela Sistina com substâncias químicas, e posteriormente são queimadas. Fumaça preta indica que um novo papa ainda não foi escolhido, e a fumaça branca aponta a escolha dos cardeais.

A seleção de um papa tende a regras e tradições de séculos atrás. O conclave, que começa na quarta (7), tem uma novidade: é o maior número de cardeais e países da história da Igreja Católica. São 133 cardeais de 73 países aptos a votar.

Os cardeais precisam ficar trancados para escolher o novo papa, sem qualquer interferência externa. Celulares, TVs e rádios são proibidos. O conclave se inicia com uma missa na Basílica de São Pedro. De lá, todos seguirão para a Capela Sistina.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.