TRIBAL

Ex-mandachuva da Record perde poder na igreja e cai na dança na África

Reprodução/Facebook

Honorilton Gonçalves (de branco) imita dança típica africana durante culto na Universal - Reprodução/Facebook

Honorilton Gonçalves (de branco) imita dança típica africana durante culto na Universal

DANIEL CASTRO - Publicado em 17/10/2017, às 06h05

Principal executivo da Record até 2013, Honorilton Gonçalves foi transferido pela Igreja Universal para a África. Ele chegou a Moçambique no último final de semana e foi recebido com festa por algumas dezenas de fiéis. Em vídeo que postou em sua página no Facebook, Gonçalves aparece imitando os movimentos de uma dança africana (veja vídeo abaixo).

A transferência de Gonçalves para Moçambique faz parte de um pacote de mudanças da cúpula da Universal, reveladas em primeira mão pelo Notícias da TV no último dia 5. A principal delas é a escolha de Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, para ser o bispo responsável pela igreja em todo o mundo.

Gonçalves foi enviado para a África para não interferir nas decisões de Cardoso, apresentador do programa The Love School, da Record, ao lado da mulher, Cristiane Cardoso.

Longe do centro da igreja, Gonçalves perde poder. Moçambique é considerado o país menos relevante entre todos em que a Universal é grande. O bispo de Moçambique se reporta ao de Angola, e não diretamente ao bispo responsável por toda a igreja (Renato Cardoso).

Gonçalves comandou a Record durante o período de maior crescimento da emissora desde que foi comprada por Edir Macedo, em 1989. Sob sua gestão, a rede investiu R$ 300 milhões na construção de um complexo de estúdios no Rio de Janeiro, o RecNov, contratou atores, autores e jornalistas da Globo, disputou direitos esportivos (comprou a Olimpíada de Londres com exclusividade) e modernizou a programação.

A agressividade de Gonçalves assustou executivos da Globo. Ele dobrou o faturamento da Record e tomou a vice-liderança no Ibope do SBT. Mas o objetivo principal, que era derrotar a Globo, não foi alcançado. Em 2013, foi afastado da emissora e transferido para Salvador. Nos últimos meses, comandou a igreja em Belém.

Dança na África
Coreografias típicas ou derivadas de danças tradicionais da África são comuns em cultos da Universal em países como Moçambique, Angola e África do Sul. No vídeo publicado por Honorilton Gonçalves, os fiéis aparecem cantando em um dialeto local e batendo palmas.

As danças locais, apesar do estranhamento causado em brasileiros, foram incorporadas nos rituais da igreja porque são elementos culturais, arraigados desde os tempos em que os povos eram organizados em tribos.

Confira o vídeo em que o bispo Gonçalves (de branco) cai na dança:

Leia também

 

 

Enquete

O que você achou do vaivém de Datena na Band?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook