Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FLAMENGO PARA PAULISTAS

Ex-executivo da Globo diz que emissora não sabe mais programar futebol em SP

MARCELO CORTES/FLAMENGO

Rodrigo Caio ajeita a braçadeira de capitão de Diego Alves em Flamengo x Athletico-PR pela Copa do Brasil

Rodrigo Caio e Diego Alves em Flamengo x Athletico-PR; jogo exibido pela Globo para São Paulo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/10/2021 - 14h05

Um dos principais nomes do marketing da Globo nos anos 1990 e 2000, Anco Saraiva criticou a decisão da emissora de passar os jogos entre Flamengo e Athletico-PR, pelas semifinais da Copa do Brasil, para a Grande São Paulo. Segundo o ex-executivo, a líder de audiência e o Rubro-Negro carioca, eliminado da competição, tinham motivos para "se envergonhar".

No post feito no Facebook, Saraiva citou ex-diretores da Globo: "Eu sou do tempo de Marco Mora [ex-diretor da Central Globo de Esportes], do Luiz Fernando Lima [ex-diretor de Esportes], do Ciro José [ex-diretor de negociação de direitos esportivos] e do Roberto Buzzoni [ex-diretor de Programação], que sabiam programar jogos para a TV Globo em São Paulo. Que saudade!".

Além de Athletico e Flamengo, as semifinais da Copa do Brasil contavam com Atlético Mineiro e Fortaleza. Ou seja, a Globo só poderia mostrar jogos de times de São Paulo nas duas últimas quartas-feiras se tivesse adiantado algum duelo do Campeonato Brasileiro, algo que já foi feito em outros anos.

No entanto, a emissora passou a exibir partidas de equipes de outros Estados para a Grande São Paulo (principal mercado publicitário do país) em grandes decisões recentemente --principalmente confrontos que envolvem o Flamengo, equipe que chega a registrar índices superiores aos de times locais. Confira abaixo o post de Anco Saraiva:

DIVULGAÇÃO/MEMÓRIA GLOBO e REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O ex diretor da Globo Anco Saraiva

Anco Saraiva como chefão de Marketing da Globo

A derrota do Rubro-Negro carioca para o Athletico-PR na quarta-feira (27), por exemplo, registrou 22,4 pontos de média na Grande São Paulo e foi o confronto mais visto da Copa do Brasil 2021 em São Paulo, à frente de partidas de Corinthians e São Paulo em fases anteriores.

Veja a tabela abaixo:

Data (fase)PartidaAudiência
2/6 (3ª fase)Corinthians x Atlético-GO20,5
9/6 (3ª fase)Atlético-GO x Corinthians21,3
28/7 (oitavas)São Paulo x Vasco18,9
4/8 (oitavas)Vasco x São Paulo18,2
26/8 (quartas)São Paulo x Fortaleza21,8
15/9 (quartas)Fortaleza x São Paulo20,7
20/10 (semi)Athletico-PR x Flamengo19,2
27/10 (semi)Flamengo x Athletico-PR22,4

Anco Saraiva foi contratado pela Globo em 1991 como diretor da Central Globo de Marketing. Ele foi um dos responsáveis pela criação e implementação do PNT (Painel Nacional de Televisão), que permite medir e traçar um perfil da audiência brasileira nas 15 principais regiões metropolitanas do país. O executivo também comandou a criação do programa Auto Esporte, em 2002. Saraiva saiu da Globo em 2014.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.