Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DOMINGO ESPETACULAR

Ex-bilionário, Eike Batista hoje dá maior valor a 'conta de luz mais barata'

REPRODUÇÃO/RECORD

O empresário Eike Batista em frente a uma janela na qual se vê o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

O empresário Eike Batista em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record: foco em legado

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/10/2024 - 20h52
Atualizado em 20/10/2024 - 21h13

O empresário Eike Batista chegou a figurar entre os sete homens mais ricos do mundo antes de perder 90% de sua fortuna em pouco mais de um ano. Afetado diretamente pela crise do grupo EBX, o engenheiro hoje vê valor em outras realizações além do dinheiro --como obras que realizou para ajudar a baixar a conta de luz de diversos brasileiros.

"Eu não dou mais bola [para o título de bilionário]. Quando a gente é mais novo, tem aquela ambição do bilhão, até do trilhão. Mas depois de uma certa idade, o mais importante são os projetos, o legado que servem ao Brasil", disse ele, em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record.

Batista cita como exemplo o Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro, que é utilizado por diversos grupos brasileiros e também multinacionais. "Como engenheiro, sempre fiz coisas com brutal eficiência", gabou-se.

Outro projeto [que me orgulho] é de geração de energia, em que construí as plantas térmicas de mais baixo custo [do país]. No fundo, [estou ajudando] a baixar a conta de luz aí na sua casa. Sempre tivesse essa coisa do legado.

Segundo Batista, ele mudou completamente a chave ao fazer 63 anos, dando mais valor a "coisas que servem a sociedade do que pensar nessa bobagem do bilhão".

O empresário, porém, ressalta que sempre foi muito competitivo e até chegou a participar de corridas de lancha, colecionando diversos troféus no Brasil e também no exterior.

Minha maior riqueza é minha família, não tem um bom pintor que pintou só um quadro. O empresário que tem o conhecimento que acumulei nos últimos 50 anos [é valioso]. Mexi com infraestrutura, mineração e agora com biotecnologia. Desenvolvemos uma cana que produz 3 vezes mais etanol e 12 vezes mais bagaço, que serve para produção de embalagens.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.