SHARK TANK BRASIL
Divulgação/Sony
O empresário Ezequiel Vedrana, que criou uma suposta alternativa às descargas sanitárias
FERNANDA LOPES
Publicado em 12/1/2017 - 5h50
"Quero ver que tubarão está disposto a entrar nesse negócio e me ajudar a salvar a água do planeta". É com esse discurso extremamente otimista que o empresário Ezequiel Vedrana entra no estúdio do reality show Shark Tank Brasil. No episódio que vai ao ar nesta quinta (12) no Canal Sony, ele apresenta aos investidores um produto supostamente inovador e ecologicamente vantajoso, mas gera desconfiança por supervalorizar sua ideia.
Em frente a cinco dos empresários mais bem-sucedidos do país, Vedrana começa a falar sobre... xixi. Ele criou um dispositivo que pode ser acoplado a vasos sanitários para substituir a descarga na hora do número um. Um mecanismo dispara um produto químico dentro do vaso e "desconfigura" o xixi.
"No Brasil, são gastos por ano mais de 8 bilhões de litros de água potável em descargas. Por isso, desenvolvi o produto, um aditivo biodegradável que trabalha nas características da urina, removendo odor, alterando a coloração, eliminando germes e bactérias e deixando um perfume agradável", explica.
Os investidores entendem o impacto positivo que a invenção pode gerar ao meio-ambiente, mas questionam a patente do produto (que já é muito popular nos Estados Unidos, por exemplo) e principalmente o valor que Vedrana dá a seu empreendimento.
O empresário pede R$ 500 mil de investimento em troca de 10% de participação no negócio. Rapidamente, Cristiana Arcangeli entende que ele acredita que sua empresa vale R$ 5 milhões.
Vedrana explica que esse número foi calculado com base na perspectiva de lucro que o negócio pode ter, mas a investidora faz questão de deixar clara sua opinião: "O valuation (valor de um empreendimento) está errado. Para mim, sua estratégia está errada".
Depois de Vedrana, outro empresário apresenta aos "tubarões" uma ideia curiosa: o chef Fabrício Goulart criou um ketchup feito com massa de banana e quer ampliar sua linha de molhos. Ele precisa convencer os jurados de que seu produto não é apenas saboroso, mas também capaz de crescer no mercado.
Além deles, passam por esse episódio do programa um empresário que busca investimento para uma linha de suplementos e alimentos feitos para consumidores veganos e alérgicos e uma dupla que vende, por assinatura, caixas com produtos para gestantes e bebês.
Formato de sucesso em mais de 30 países, Shark Tank está em sua primeira temporada no Brasil. A cada episódio, o programa recebe novos participantes em busca de investimento para suas empreitadas comerciais. O reality show vai ao ar no Canal Sony todas as quintas-feiras, às 21h.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.