Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em Sassaricando, Teodora Abdala morreu e voltou para levar Aparício

Reprodução/Memória Globo

Paulo Autran (Aparício) e Jandira Martini (Teodora) em cena de Sassaricando, exibida em 1987 - Reprodução/Memória Globo

Paulo Autran (Aparício) e Jandira Martini (Teodora) em cena de Sassaricando, exibida em 1987

THELL DE CASTRO

Publicado em 3/7/2016 - 9h15

Grace Gianoukas está fazendo muito sucesso no papel da megera Teodora Abdala de Haja Coração. A personagem, que morreria logo no início da novela, ganhou alguns capítulos de sobrevida e voltará nos sonhos de Aparício (Alexandre Borges). A Teodora Abdala de Sassaricando (1987), vivida por Jandira Martini, teve uma trajetória um pouco diferente. Ela morreu logo no 12º capítulo, deixando o caminho livre para Aparício (Paulo Autran) namorar outras mulheres, especialmente Rebeca (Tônia Carrero). Haja Coração é baseada em Sassaricando.

A culpa pela morte da empresária foi de Leozinho (Diogo Vilela), que, em conjunto com Aprígio (Laerte Morrone), tramou, inicialmente, o desaparecimento de Fedora (Cristina Pereira), com quem havia se casado. O objetivo era ficar com a fortuna da família. No diabólico plano, que envolveu a explosão do jatinho dos Abdala, foi Teodora quem acabou morrendo na explosão.

Mas a personagem voltou como fantasma a partir do capítulo 106 da trama de Silvio de Abreu. A culpa foi de Fedora, que resolveu realizar uma sessão espírita na mansão Abdala para se comunicar com Leozinho, que todos julgavam estar morto.

O encontro foi comandado por ninguém menos que Dinalda (Stella Freitas), em clima de filme de terror. O que se viu foram objetos voando e se espatifando no chão, muita gritaria e pânico, especialmente com Aparício e Lucrécia (Maria Alice Vergueiro).

Inicialmente, o espírito de Teodora não disse a que veio, mas logo deixou Aparício de cabelos em pé ao explicar seus objetivos: ela queria levá-lo junto com ela. "Seu tempo está contado e já sei até como você morrerá. Será num acidente de carro", adiantou, para desespero do marido.

"Torturado pela voz e depois também pela imagem de Teodora, Aparício entrará num processo que os demais personagens definirão como loucura, como contava Paulo Autran", informou reportagem do jornal O Globo de 13 de março de 1988. "Só ele tem contato com o espírito. E Fedora, oportunamente, pensará em colocar o pai num hospício para assumir a presidência da tecelagem", disse o ator.

No período em que ficou afastada da novela, Jandira Martini acompanhou tudo de perto. "Morria de vontade de voltar, e o Silvio de Abreu já tinha me garantido que isso aconteceria. O fantasma foi uma ótima saída e o texto está impagável", comentou a atriz na reportagem.

Em Haja Coração, Daniel Ortiz tem a chance de reescrever essa história e garantir a continuidade do sucesso da personagem.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.