Sala de Emprego

Diretor anuncia fim de quadros do Jornal Hoje, e apresentadora chora

Reprodução/TV Globo

Veruska Donato na última edição do Sala de Emprego, em 25/7; ela chorou pelo fim do quadro - Reprodução/TV Globo

Veruska Donato na última edição do Sala de Emprego, em 25/7; ela chorou pelo fim do quadro

DANIEL CASTRO - Publicado em 25/08/2016, às 06h35 - Atualizado às 08h06

A Globo decidiu acabar com dois quadros de sucesso do Jornal Hoje. Sala de Emprego, que era exibido às segundas-feiras, e Hoje em Casa, aos sábados, não voltarão mais ao ar. A decisão foi comunicada à equipe do telejornal na última segunda-feira (22) por Luiz Fernando Ávila, editor-chefe. Aos subordinados, Ávila disse que não gosta de quadros e que quer um Jornal Hoje mais factual, que faça um resumo das principais notícias do dia.

A decisão surpreendeu os jornalistas, já que tanto o Sala de Emprego quanto Hoje em Casa tinham boa audiência e repercutiam muito nas redes sociais. Apresentadora do Sala de Emprego, a repórter Veruska Donato deixou a reunião chorando.

A Globo nega que os quadros foram extintos. Oficialmente, diz que eles passarão por reformulação e que voltam após "pausa". Não foi o que Ávila disse para os 12 profissionais que estavam na reunião. Segundo duas testemunhas, ele foi categórico: os quadros acabaram.

O editor-chefe também anunciou o fim de uma coluna em que os correspondentes internacionais faziam crônicas das cidades em que trabalham. Todos os quadros do Hoje deixaram de ser exibidos durante a Olimpíada do Rio. Apenas o Tô de Folga, em que jornalistas de uma região visitam pontos turísticos de outra parte do Brasil, retorna nesta sexta. Na reunião, Ávila justificou a manutenção do quadro "porque sexta-feira é um dia fraco de notícia". 

Já o Sala de Emprego saiu do ar, explicou o jornalista, porque não faz sentido falar de emprego com o desemprego alto. No ar há dez anos, o quadro já foi apresentado por Evaristo Costa, Fabiana Scaranzi e Michelle Loreto. Inicialmente, era apenas uma reportagem sobre emprego. Nos últimos anos, além da reportagem, um convidado passou a ser entrevistado no estúdio. O quadro tratava de temas como estágio, apresentação em entrevistas para emprego e setores da economia que estão contratando. O chat na internet, logo após o telejornal, bombava.

O Hoje em Casa era impecavelmente realizado pela jornalista Cristina Maia, da EPTV de Campinas. Ela mostrava exemplos de boas soluções de decoração e de faça-você-mesmo. Na última edição, em 30 de julho, ela ensinou a transformar pequenos espaços domésticos em ambientes maiores.

Luiz Fernando Ávila assumiu o Jornal Hoje em março do ano passado, depois de bater de frente com William Bonner no Jornal Nacional, do qual também era editor-chefe. Ele vinha tentando acabar com os quadros desde que chegou ao Hoje, mas só agora, prestigiado pela cobertura da Rio 2016, é que ganhou autorização de Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo, para fazer as mudanças.

Procurada, Veruska Donato não se manifestou.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O Vídeo Show tem salvação?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook