Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 2022

Com ibope em baixa, Globo planeja mudança drástica no Esporte Espetacular

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lucas Gutierrez, à esquerda, e Bárbara Coelho, à direita; estão no estúdio do Esporte Espetacular. Ele com uma camisa bege, ela de preto.

Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho, apresentadores do Esporte Espetacular, que vai mudar em 2022

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/9/2021 - 6h30

A Globo planeja uma mudança drástica no Esporte Espetacular a partir de 2022. Para se aproximar ainda mais do entretenimento e reverter um momento de baixa na audiência, o programa vai ganhar nova linguagem, com reportagens e quadros muito diferentes do que é exibido atualmente.

O Notícias da TV apurou que, nesta semana, duas reuniões com produtores e repórteres vão ocorrer em São Paulo para pedir ideias para a nova diretriz do ano que vem. Reportagens longas sobre futebol devem perder espaço. O objetivo é se aproximar do público mais jovem que está ligado no horário.

No ano que vem, o Esporte Espetacular terá mais quadros com conteúdo esportivo como os que fazem sucesso na internet com influenciadores e no YouTube. Outra ideia é ir na linha da "resenha" e chamar jogadores e ex-jogadores para participarem disto.

Entrevistas interessantes ainda podem ganhar espaço, desde que elas venham acompanhadas de ações diferentes. Internamente, a transformação do programa esportivo é mais um passo na linha que a Globo começou a adotar desde que o Esporte virou um departamento próprio.

Mudar o time de apresentadores não está em cogitação no momento. Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez são elogiados e bem avaliados por conseguirem unir seriedade e bom humor. A Globo quer, inclusive, aproveitar o potencial dos titulares. A mudança começará na versão nacional. Posteriormente, o EE local para São Paulo e Belo Horizonte também vai sofrer essa intervenção.

EE em má fase na audiência

Mais do que ter um novo formato, as mudanças no Esporte Espetacular servem para tentar impulsionar a audiência, que está em baixa. Nas últimas 12 semanas, o EE marcou 8,4 pontos de média na Grande São Paulo. O resultado, porém, foi inflacionado pelo período em que ele recebia dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Sem o evento poliesportivo, o programa marcou 7,6 no período.

Em alguns dias, o Esporte Espetacular é o programa com pior resultado da Globo na média-dia --entre 7h e 0h. No último domingo (12), por exemplo, o EE só marcou mais do que a Santa Missa em Seu Lar e o Antena Paulista, com 7,5 pontos. Até o Pequenas Empresas & Grandes Negócios (7,9 pontos) conseguiu mais.

Outro ponto é que o Esporte Espetacular sofre com a concorrência. Em dias de corridas da Fórmula 1 na Band, o programa jamais passou da marca dos 9,0 pontos. Quase toda semana, Domingo Legal, comandado por Celso Portiolli no SBT, comemora vitórias durante alguns minutos contra o esportivo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.