Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Em greve há 10 dias

Com humor, grevistas da TV Brasil pedem negociações de 'peito aberto'

Reprodução/Facebook

Anúncio bem-humorado publicado no Facebook por grevistas da EBC pedindo negociação - Reprodução/Facebook

Anúncio bem-humorado publicado no Facebook por grevistas da EBC pedindo negociação

GILVAN MARQUES

Publicado em 19/11/2013 - 11h53
Atualizado em 19/11/2013 - 15h02

Em greve há dez dias, funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mantenedora da TV Brasil, fizeram uma faxina em frente ao prédio da empresa, no Rio de Janeiro, no início da tarde desta terça-feira (19).

Em São Paulo e em Brasília, foram realizados piquetes para convencer fura-greves a aderir ao movimento. Segundo os trabalhadores, a limpeza "simboliza a necessidade de varrer da empresa atitudes de desrespeito aos direitos dos funcionários", e os atos simultâneos nas três capitais têm como objetivo "defender a comunicação pública".

Em uma mensagem bem-humorada distribuída nas redes sociais, duas mulheres aparecem com seios à mostra. Dirigido ao presidente da empresa, Nelson Breve, o anúncio diz "EBC de peito aberto". "Negocia, Nelson Breve! Pela ampliação da licença-paternidade e pela redução da jornada para amamentação", reivindicam.

Além da TV Brasil, a greve atinge ainda outros veículos como a TV Brasil Internacional, a Rádio MEC e a Agência Brasil, a agência de notícias oficial do governo federal. Ao todo, o grupo possui cerca de 2.000 funcionários, mas apenas 30%, segundo cálculos de sindicatos, estariam de braços cruzados.

Uma nova rodada de conciliação está prevista para acontecer ainda na tarde de hoje. Os trabalhadores da EBC, empresa pública subordinada diretamente à Presidência da República, reivindicam reajuste salarial de 2,7% de ganho real e manutenção de direitos no acordo coletivo de trabalho, como a ocupação de cargos de chefia e direção por funcionários do quadro e investimentos em formação.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Greve

TV Brasil

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.