Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELIMINADO DA OLIMPÍADA

Choro de Arthur Nory na Globo faz web resgatar caso de racismo: 'Nunca perdoei'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Diogo Soares e Arthur Nory em entrevista após a competição da ginástica na Olimpíada de Paris

Diogo Soares e Arthur Nory em entrevista após a competição da ginástica na Olimpíada de Paris

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/7/2024 - 11h31

Arthur Nory chorou em entrevista à Globo após ser eliminado na etapa classificatória da ginástica artística na Olimpíada de Paris. O momento dramático mostrado na TV, no entanto, mexeu com a memória de alguns internautas, que fizeram questão de resgatar uma acusação de racismo na qual o atleta se envolveu em 2015.

Enquanto alguns lamentavam a saída precoce do brasileiro da competição na manhã deste sábado (27), outros usuários do X comemoraram o fracasso de Nory. "Eu até torço pro Arthur Nory hoje em dia, mas, quando ele é eliminado, ainda vem um 'bem feito' na cabeça. No fundo, nunca perdoei o bullying racista", comentou a usuária identificada como Cecília.

"Eu já ia chorar porque os meninos perderam, mas aí vi que o Nory também perdeu e já consegui sorrir novamente", alfinetou @jubsssaires. "Poxa que dia chato pro racista do Arthur Nory né? Racistas que se ferrem" escreveu Ruan Nascimento.

Houve ainda quem questionasse se o caso ocorrido há nove anos deveria mesmo ser lembrado até hoje. "Opinião impopular sobre o Nory! Já penso isso faz um tempo! Existe crime eterno? Ele falou aquela merda quando era adolescente. Me parece que hoje entende o ato péssimo que fez, e já pagou certo preço na carreira, é detestado. Ninguém aqui se considera melhor do que era quando mais jovem?", questionou João Victor.

O usuário Giovanne ponderou que Angelo Assumpção, que foi alvo do ataque racista, saiu bem mais prejudicado. "Depois do Arthur Nory ter praticado racismo, quem perdeu foi o Assumpção. É irônico pensar que a vítima é quem foi punida, e depois demitida do Clube Pinheiros após denunciar casos de racismo", escreveu.

Entenda a acusação de racismo

Campeão da Copa do Mundo de ginástica artística em 2015, Angelo Assumpção foi demitido do Clube Pinheiros em 2019 após denunciar o racismo que sofreu do antigo colega.

Em maio de 2015, Angelo tinha 18 anos e foi convocação às pressas para substituir Arthur Nory Mariano, lesionado, na seleção que disputaria a etapa de São Paulo da Copa do Mundo. Na final, ele deu um salto perfeito e conquistou uma medalha de ouro inédita. Apesar disso, o jovem continuou sendo desprezado nos treinamentos.

Duas semanas depois da conquista, Nory publicou um vídeo em que ele e outros dois colegas brancos faziam bullying racista com Angelo. "O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto. Por quê?", debochava o atleta nas imagens.

A repercussão do caso afetou mais a carreira de Angelo do que a dos agressores. Após o episódio, a vítima foi demitida, enquanto Nory seguiu no clube após apenas 30 dias de suspensão determinada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

O descendente de japoneses ainda foi poupado de uma denúncia pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pôde disputar a Olimpíada do Rio no ano seguinte ao caso e saiu consagrado ao ganhar uma medalha de bronze no solo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.