Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MELHOR NOVELA?

Após caso de racismo nos bastidores, Nos Tempos do Imperador é indicada ao Emmy

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Michel Gomes e Gabriela Medvedovski em cena de Nos Tempos do Imperador

Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski) em cena de Nos Tempos do Imperador

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2022 - 14h32

Nos Tempos do Imperador (2021) foi indicada ao Emmy Internacional 2022 na categoria melhor telenovela. A trama das seis concorre contra produções da Espanha, China e Coreia do Sul na premiação internacional. Nos bastidores, o folhetim de época foi marcado por acusações de racismo com o elenco.

Prevista para ser exibida ainda em 2020, a trama foi adiada por causa da pandemia da Covid-19 e só entrou no ar em agosto de 2021. As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da Globo para reclamar de posturas discriminatórias contra atores negros por parte de Vinicius Coimbra, diretor artístico da novela, e sua equipe.

As atrizes alegam que Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores. Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins separados existiam nos estúdios da novela.

O enredo também ficou marcado por apresentar uma cena de "racismo reverso" entre os personagens Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski). A sequência desagradou o público e o elenco do folhetim. A autora Thereza Falcão pediu desculpas pelo erro, e a Globo contratou consultores para que o texto da novela passasse por uma revisão.

Com a repercussão das denúncias, Coimbra foi afastado e, posteriormente, demitido da Globo. Procurado pelo Notícias da TV na época, Coimbra afirmou que seu desligamento não foi provocado por preconceito racial: "Fui comunicado do meu desligamento da Globo por assédio moral". Já a emissora, em nota, falou que "não tolera" preconceito racial.

Além de Nos Tempos do Imperador, a Globo recebeu outras duas indicações por produções originais do Globoplay: O Caso Evandro (2021) concorre na categoria melhor documentário, e Leticia Colin disputa o título de melhor atriz pelo trabalho na série Onde Está Meu Coração (2021).

Os vencedores do Emmy Internacional serão revelados em uma cerimônia em Nova York, em 21 de novembro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.