Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Jornalismo

Após 34 anos, Globo muda nome de telejornais e adota tarja com manchetes

Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no SPTV 2ª Edição de ontem: telejornal vai se chamar apenas SP2 - Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no SPTV 2ª Edição de ontem: telejornal vai se chamar apenas SP2

DANIEL CASTRO

Publicado em 4/5/2017 - 12h22

No ar desde 1983, o SPTV deixará de ser SPTV a partir da próxima segunda-feira (8). Gradativamente, o telejornal local passará a ser chamado de SP1, para a primeira edição, a do meio-dia, e de SP2, à noite. A medida será adotada juntamente com um novo pacote de recursos tecnológicos e identidade visual. O Bom Dia São Paulo também terá novo look. Aos poucos, a novidade se expandirá para todas as afiliadas.

SP1 e SP2 são como os jornalistas da Globo chamam internamente os telejornais. A nova nomenclatura, no entanto, tem uma justificativa mais conceitual: os SPs, RJs e DFs perderão o TV porque deixaram de ser produtos apenas televisivos, já que também são consumidos em computadores, celulares e tablets.

Os telejornais ganharão novas vinhetas de abertura, com novas cores, tipologia e trilha sonora. Em São Paulo, a vinheta termina com a sigla SP, mas com o 1 e o 2 no lugar de TV.

Parecidas com mapas de aplicativos de trânsito, as novas aberturas vão mudar conforme o noticiário. Na época do Carnaval, por exemplo, um sobrevoo sobre o mapa de São Paulo privilegiará a região do sambódromo do Anhembi, na zona norte. Quanto houver algum fato importante na avenida Paulista, a região será detalhada na vinheta de abertura. 

Outra grande novidade será a adoção de tarjas com as manchetes, como já fazem canais de notícias (CNN, Fox News, GloboNews) e noticiosos sensacionalistas. Quando um apresentador estiver dando uma notícia, a manchete aparecerá no canto inferior da tela. Quando um repórter entrar ao vivo, essa tarja também informará o tempo e a temperatura do local em que ele estiver.

Na nova identidade visual, predominarão tons suaves. O Bom Dia São Paulo terá a cor amarela, numa referência ao amanhecer; o SP1 será laranja, como o sol do meio-dia; o SP2 será azul, de anoitecer. Essas cores acompanharão as vinhetas e as luzes dos estúdios.

Nos cenários, as grandes vedetes prometem ser novos telões interativos. Eles mostrarão a participação de telespectadores via redes sociais e permitirão aos apresentadores acionarem câmeras em diferentes pontos da cidade.

Com a nova tecnologia, durante a previsão do tempo do Bom Dia São Paulo, Rodrigo Bocardi e Glória Vanique poderão mostrar o tempo e a temperatura de quase todas as cidades do Estado com um simples clique no mapa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.