BRASIL TV
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O jornalista Guilherme Peixoto apresentou a última edição do Brasil TV na terça-feira (31)
Depois de 20 anos, a Globo exibiu pela última vez o Brasil TV na noite de terça (31). O telejornal, que era o único da emissora que era exibido totalmente gravado, foi criado em 2024 para cobrir um “apagão” na transmissão para as parabólicas. Com o fim do sinal analógico para esse tipo de antena, os telespectadores vão acompanhar a programação local de suas regiões.
O apresentador Guilherme Peixoto foi responsável por dar adeus ao público. “O Brasil TV está terminando e este é o nosso último encontro. A partir de amanhã, você passa a receber o sinal local da sua cidade. Em nome de toda equipe, obrigado pela sua companhia, uma ótima noite e feliz Ano-Novo", desejou.
O programa era gravado nos estúdios da Globo no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro, e transmitido para todo o país. Ele foi criado para cobrir o buraco deixado durante a programação local da Globo, que não era transmitida para as parabólicas. Até então, eram exibidos desenhos e séries neste horário.
Ao contrário dos outros telejornais da casa, o Brasil TV não era disponibilizado no Globoplay ou no G1.
O Governo Federal deu um prazo para o público trocar as antenas parabólicas analógicas pelas digitais, cujo sinal foi desligado oficialmente em 31 de dezembro. A interrupção foi proposta pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) durante a criação das regras para o funcionamento do 5G no Brasil.
Essa geração de internet móvel opera na chamada Banda C, que era justamente utilizada pelos sinais da TV aberta nas parabólicas. Agora, a transmissão acontece em outra faixa, em que não há qualquer interferência.
Um dos benefícios da mudança foi na qualidade da imagem e do som, além do acesso à programação regional gratuitamente.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Globo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.